Seguimento Sul - Setembro 2015

Bom dia :)
Ontem pelas 20h já havia algum nevoeiro por Odemira, mais tarde já havia por mais zonas do interior.
Hoje havia mesmo muito nevoeiro por todo o lado, embora aqui na costa já tenha levantado mais, o sol ainda pouco aparece.

Parece que vamos ter festa para Sul! Está a ganhar força e em direcção a Portugal, já com descargas!
Capturar.JPG

2u8utrq.jpg

Última edição:
Segundo o site blitzortung já há descargas em Barrancos.

Aqui por Ponte de Sôr, o vento sopra fraco e o céu apresenta-se com algumas nuvens altas e vejo alguns cumulos muito ao longe para oeste (portanto deve ser em Espanha).
Temperatura actual +29ºC.

Célula a deslocar-se para Oeste / WSW
ONHcIcI.png

Registo de descargas , MeteoMoita:
ocE7Cjp.jpg
Parece que com o trajecto actual deverá passar perto Serpa e Beja, no entanto, tenho algumas dúvidas se ela se aguenta até lá.
Vendo as imagens de satélite no sat24, vê-se bem as massa de ar (percebe-se pelo movimento das nuvens) que atravessam Portugal, vê-se uma massa de ar que se desloca no sentido NO para SE e vê-se que centrado no Sul da península ibérica uma outra massa de ar que se desloca devagar de este para oeste.

Parece que com o trajecto actual deverá passar perto Serpa e Beja, no entanto, tenho algumas dúvidas se ela se aguenta até lá.
Vendo as imagens de satélite no sat24, vê-se bem as massa de ar (percebe-se pelo movimento das nuvens) que atravessam Portugal, vê-se uma massa de ar que se desloca no sentido NO para SE e vê-se que centrado no Sul da península ibérica uma outra massa de ar que se desloca devagar de este para oeste.

Também reparei na massa de ar que vem de Oeste e esta frente que vai ao seu encontro. Estou curioso no que isto vai dar...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar
Também reparei na massa de ar que vem de Oeste e esta frente que vai em sentido contrário. Estou curioso no que isto vai dar...

Sinal de bom cisalhamento nos niveis altos da atmosfera, creio eu. Esta convergência de massas de ar humida e mais seca deve ajudar claramente a que haja um rebentamento de células:).