Tóquio, 13 mar (Lusa) - Um vulcão no sudoeste do Japão entrou hoje em erupção libertando lava e cinzas que chegaram a atingir os quatro mil metros de altitude, depois de duas semanas de acalmia, segundo as autoridades nipónicas.
O Shinmoedake, situado a 1.420 metros na ilha de Kyushu, entrou em actividade em janeiro último depois de 52 anos de inatividade, mas estava parado desde fevereiro.
A erupção do vulcão surge apenas dois dias depois do sismo de magnitude de 9 na escala de Richter e um tsunami que atingiu o nordeste do país, a cerca de mil quilómetros do vulcão.
Abro parênteses para um pequeno exercício de especulação. Sines central termoeléctrica voltada para o Atlântico representa parte considerável da produção nacional de energia eléctrica.
Um maremoto de 10 mt chegaria onde?
Este vídeo mostra fracturas no solo a apenas 40km leste de Tóquio, a abrirem e fecharem em tempo real!
E mostra água a sair dessas fracturas, naquilo que penso ser liquefacção.
Eu sabia que sismos muito grandes provocam estas fracturas e movimentos de água para fora, mas o movimento das fracturas em tempo real parece-me muito estranho, assim como toda aquela actividade estar a ocorrer longe do epicentro, e até muito perto de Tóquio. Apenas 40km.
Isto é normal?????
Alguém me pode explicar.
http://www.youtube.com/watch?v=qkHxDZGSM7E&feature=player_embedded
Toda esta gama de vídeos do Japão parece-me tão irreal...