Sismos Internacionais 2025

Segundo informações de sismologista na sic notícias, a falta de notícias da zona do epicentro e próxima da falha, pode indicar uma situação muito grave na zona, falou mesmo na probabilidade de centenas ou milhares de vítimas.

Entretanto já foi noticiado que há 6 regiões perto do epicentro em estado de emergência, mas as informações são escassas ainda.

Segundo o sismologista, na zona da falha /epicentro há relatos de intensidade 9 na escala de richter, espero que não se confirme.

1743153223162.webp

Última edição:
Eu acordei às tantas da manhã, muito confusa, com a voz de uma senhora no meu quarto a informar-me desse sismo e da maior réplica depois. Ainda demorei uns segundos a perceber que eram notificações do LastQuake. Quando subscrevi as notificações estava a contar com uma notificação escrita, não com uma senhora a falar comigo de madrugada. Nem imagino os estragos que deve ter causado.

em atualização

Forte sismo causou mais de 140 mortos e centenas de feridos em Myanmar e na Tailândia.​

Um sismo de 7,7 graus na escala de Richter atingiu esta sexta-feira o noroeste de Myanmar (Birmânia). Forte abalo também foi sentido na Tailândia, onde um edifício em construção colapsou e soterrou 81 pessoas. Myanmar já pediu ajuda internacional. Há mais de 140 mortos e centenas de feridos.

O sismo foi registado às 12.50 horas locais (6.20 horas em Portugal continental) a uma profundidade de 10 quilómetros, perto de Mandalay, uma das principais cidades do país asiático e onde vivem 1,2 milhões de pessoas.

Apenas 12 minutos depois, ocorreu uma réplica com magnitude de 6,4 e epicentro a 18 quilómetros a sul de Sagaing.

O balanço mais recente, e ainda provisório, é de 144 mortos e 732 feridos, segundo a Junta Militar de Myanmar. Estão ainda confirmados três mortos na Tailândia.

A Junta Militar declarou estado de emergência em seis regiões e já pediu ajuda internacional. “Queremos que a comunidade internacional preste ajuda humanitária o mais rapidamente possível”, disse à agência AFP o porta-voz Zaw Min Tun, num raro apelo por parte dos militares que lideram o país. União Europeia, França e Índia já se manifestaram disponíveis para enviar ajuda.

1743177187579.webp

1743177205972.webp

Mais imagens: