Sismos Internacional - 2013

Ninguém quer saber nos países ocidentais a tragédia que aconteceu no Paquistão. Para nós uma ilha surgida do nada é algo intrigante, mas existem filhos da p... a colocar vídeos falsos só para desorientar.

Se vasculhares um pouco nos órgãos de comunicação social de países muçulmanos, a notícia em relação à nova ilha é secundada em relação à destruição do terramoto e a meu ver muito bem.

Nisso concordo contigo, e aliás este sismo foi o mais mortífero desde 2011 :(

Mas a sismologia é de passagem muito breve pelas fontes noticiosas, aqui pelos Açores lá de vez alguém do CVARG/CIVISA faz uma breve descrição/explicação de uma ocorrência na RTP-Açores..já nos meios televisivos nacionais é muito raro.

Seja como for, fica mais uma foto de grande qualidade tirada pela Marinha Paquistanesa que fez deslocar um navio para o ilhéu:
http://www.cbc.ca/news2/interactives/pakistan-island/island.hyperesources/05073099-1.jpg
 
Mais de 300 sismos registaram-se nas últimas duas semanas, entre eles um esta terça-feira, de magnitude 4,2 na escala de Richter, na zona do Golfo de Valência próximo de um polémico armazém subterrâneo de gás natural instalado nas costas de Vinarós (Castellón, Espanha).




Dados do Instituto Geográfico Nacional referem que só hoje se registaram 20 sismos, a maioria de baixa intensidade, numa situação que se repete desde 13 de setembro.

O projeto Castor, com um investimento de 1.200 milhões de euros, procura aproveitar um antigo poço petrolífero a 1.750 metros de profundidade abaixo do nível do mar para fornecer até um terço da procura de gás do sistema durante 50 dias.

No entanto, a injeção de gás está, alegadamente, a provocar a intensa atividade sísmica na região.

Segundo dados do Instituto Geográfico Nacional, às 03:23 de hoje registou-se no Golfo de Valência um sismo de magnitude 4,2, o de maior intensidade desde que começaram a registar-se estes terramotos relacionados com o projeto Castor.

Em declarações à Efe, o vogal do Colégio de Geógrafos de Espanha Jonathan Gómez Cantero alertou, na segunda-feira, de que os microssismos produzidos pela atividade da unidade de Vinaròs estavam a aumentar em frequência e intensidade.

No passado dia 26 de setembro o Ministério de Indústria ordenou a interrupção temporária da atividade de extração de gás na unidade para pesquisar as causas do aumento da atividade sísmica na zona.

Apesar de a unidade não estar a extrair nos últimos dias, Gómez Cantero considera que não é necessário que se esteja a extrair gás para que os sismos estejam relacionados com a atividade da Castor.

A empresa Escal UGS, que gere o projeto Castor, deverá emitir hoje um comunicado sobre o assunto.

Fonte:AcorianoOriental

Da noite de Domingo para Segunda, provocou 4 sismos de magnitude superior a 3, incluindo um sismo de magnitude 4 que foi sentido.

http://signa.ign.es/ign/layoutIn/sismoListadoTerremotos.do?zona=1&cantidad_dias=5
 
NASA divulga primeiras imagens de satélite da nova ilha surgida após o sismo de 24 de Setembro:

safe_image.php

Fonte: Jornal Público
 
Ontem houve mais dois sismos de magnitude ~4 (sentidos) no Golfo de Valencia em Espanha.

Tudo aponta que a causa destes sismos seja causada pela prospecção de gás natural na zona.

Alguma info em Espanhol..
http://www.20minutos.es/noticia/1934793/0/seismos/proyecto-castor/valencia/

Desculpa a correcção, mas não é prospecção mas sim injecção de gás!
É um processo recente e ainda experimental, mas que está a avançara bom ritmo. Se o mesmo for o factor desencadeante destes sismos as medidas a tomar são imediatas e podem já vir tarde. Tais como a suspensão imediata da injecção.

Para quem não sabe em que consiste este processo:
A injecção de gás é um processo muito recente e como já disse em fase "experimental", e que está a ser testado (a um ritmo demasiado elevado para ser só experimental...) em vários antigos poços de petróleo em diferentes áreas geográficas e substratos geológicos. Consiste basicamente em aproveitar o antigos poços de petróleo (já esgotados) e ainda os oleodutos de extracção para fazer o processo inverso, injectando então o CO2 industrial nos poços petrolíferos, que de outro modo seria libertado para atmosfera.

Estes sismos vêm ainda levantar uma questão inicial que pode levar agora a uma bela discussão... Ou seja, libertamos o CO2 potenciando o "aquecimento global" ou injectamos e potenciamos sismicidade?? (Sismicidade esta que neste caso concreto está extremamente próxima de grandes metrópoles urbanas assentes em substrato sedimentar....

(Talvez se possa abrir um novo tópico para isto...)
 
  • Gosto
Reactions: fablept e CptRena
A armazenagem submarina de gás natural para consumo em Espanha (o putativo causador destes sismos, como aliás é referido no post do fablept mais abaixo) não é o mesmo que o sequestro de CO2 ...
Cito:
The Castor Project is a submarine natural gas storage facility in the east coast of Spain, in the municipality of Vinarós, able to contain 1,3 Billion cubic meters of gas: 3 months consumption of the Spanish region of Valencia
 
A armazenagem submarina de gás natural para consumo em Espanha (o putativo causador destes sismos, como aliás é referido no post do fablept mais abaixo) não é o mesmo que o sequestro de CO2 ...
Cito:
The Castor Project is a submarine natural gas storage facility in the east coast of Spain, in the municipality of Vinarós, able to contain 1,3 Billion cubic meters of gas: 3 months consumption of the Spanish region of Valencia

Tens toda a razão! E o fablept também! Não sei porquê mas não tinha visto o penúltimo post do fablept onde tudo isso esta referido. Peço assim desculpa.

O facto de ter referido o sequestro de CO2 deve a que projectos desse nível estão a ser também desenvolvidos não muito longe deste mesmo local, dai a ter relacionado estes factores.

Relativamente ao Castor Project admito que o desconhecia e que me suscita muitas incertezas. ;)
 
Um terremoto de 6.7º de magnitude ocorreu próximo a Ilha de Creta, agora há pouco.

Um sismo com uma magnitude de 6,2 abalou hoje a ilha de Creta, no sul da Grécia, anunciou a agência noticiosa de Atenas, citando o Observatório Sismológico Grego.

O sismo foi registado às 16:12 locais (14:12 em Lisboa) e o seu epicentro foi localizado cerca de 60 quilómetros ao largo da cidade de Hania, a oeste de Creta, precisou a agência.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=661669
 
Magnitude Mi 7.2
Region BOHOL, PHILIPPINES
Date time 2013-10-15 00:12:33.0 UTC
Location 9.95 N ; 124.30 E
Depth 10 km
Distances 629 km SE of Manila, Philippines / pop: 10,444,527 / local time: 08:12:33.0 2013-10-15
60 km SE of Cebu City, Philippines / pop: 798,634 / local time: 08:12:33.0 2013-10-15
2 km NW of Mahayag, Philippines / pop: 2,353 / local time: 08:12:33.0 2013-10-15

Fonte:
CSEM