Sismos Portugal - 2009

Eu não senti nada. É normal haver sismos naquela zona e também normal tantas réplicas. Acaba por passar até à próxima vez.

Exacto, isto de haver tantas réplicas é perfeitamente normal, dependendo da intensidade do sismo, por vezes pode haver abalos que ocorrem antes do sismo mais forte ou réplicas da mesma intensidade do sismo, parece que este não foi o caso... e mais importante não nos podemos esquecer que aquela zona é uma zona de subducção, todos os grandes sismos que sacudiram e destruiram Portugal como o de 1755 tiveram epicentro naquela zona.

Claro que as réplicas não têm nada de anormal, e ainda bem que lá estão a libertar o resto da energia!
E ainda bem que vão havendo sismos destes não muito fortes pela mesma razão!

Não há motivos para alarmismos! :p

Mas lá que este já deu para assustar quem sentiu, isso deu! Que ainda durou um bocado, o suficiente para uma pessoa se aperceber que toda a casa abanava, do barulho, e ainda a mente começar a pensar em "modo alerta" que a coisa não parava e qual seria a consequência!
Mas felizmente não foi mais que o susto! :)

Dada a magnitude e a distância, ainda bem que foi no mar, que o percurso das ondas é maior, tendo de "contornar" o mar até chegar a nós. À mesma distância e profundidade e intensidade, mas sobre terra, a linha recta seria obviamente a distância mais curta, e mais teríamos sentido ainda!

Claro que as réplicas não têm nada de anormal, e ainda bem que lá estão a libertar o resto da energia!
E ainda bem que vão havendo sismos destes não muito fortes pela mesma razão!

Não há motivos para alarmismos! :p

Mas lá que este já deu para assustar quem sentiu, isso deu! Que ainda durou um bocado, o suficiente para uma pessoa se aperceber que toda a casa abanava, do barulho, e ainda a mente começar a pensar em "modo alerta" que a coisa não parava e qual seria a consequência!
Mas felizmente não foi mais que o susto! :)

Dada a magnitude e a distância, ainda bem que foi no mar, que o percurso das ondas é maior, tendo de "contornar" o mar até chegar a nós. À mesma distância e profundidade e intensidade, mas sobre terra, a linha recta seria obviamente a distância mais curta, e mais teríamos sentido ainda!

Pois ainda bem que foi no mar porque se fosse em terra um sismo de magnitude 6.0 fazia estragos de certeza absoluta. Aqui pelo interior eu pessoalmente não senti nada de especial, estava a dormir apenas ouvi uma cadeira de plástico a cair mas nem liguei (pensava que tinha sido o meu cão). não sei se foi por causa do sismo....

Estava eu a dormir no meu 1º sono, quando a cama começa a mexer-se de uma forma bastante violenta durante 2 vagas, durou menos 20 segundos tudo a tremer, este foi o pior sismo que senti até hoje, superou o do dia 12 de Fevereiro de 2007, que valente susto, Este é o fenómeno mais perigoso da natureza, porque nunca se sabe o local, a data e a hora que vai ocorrer, este fenómeno mete-me muito respeito. Depois para deixar-me dormir é que foram elas, no mínimo assustador.:surprise: Segundo elementos da Protecção Civil no Algarve, em Lagoa houve cortes de energia eléctrica. A localização do sismo desta vez não foi na famosa falha Banco de Gorringe que fica a cerca de 150 kms a SW do Cabo de São Vicente e este foi a cerca de 100 kms na falha da ferradura.

Esqueci-me de realçar o facto dos pássaros cantarem depois do sismo parecia ser de dia

Re: Sismo 17/12/2009

Boas pessoal, aqui por corroios no concelho do seixal abanou e bem, vivo no 8º andar... enfim... que cagaço...;)

Tremeu e não foi pouco.

O meu terceiro andar também abanou todo, os candeeiros ainda ficaram a abanar até 1 ou 2 minutos depois de ter passado, assim que o senti levantei-me logo e corri para debaixo de uma das portas das divisões da casa.

O barulho era parecido ao de um motor debaixo do chão, apanhei um cagaço tão grande que não me lembro de um como este, nem se compara ao de 5,4 que também senti há algum tempo.

Liguei para a P. Civil para saber qual tinha sido a intensidade e quando me disseram que era 6.0 fiquei simplesmente :surprise:

O meu prédio tem 40 anos, é dos mais antigos aqui de Corroios, e isso não me inspira muita segurança..

Até agora já foram 16 réplicas. Como esta é uma ciência imprevisível, tanto pode haver outro sismo ainda maior como pode não haver mais nada.

Eu muito sinceramente não sei o que se passou, só sei que depois do jantar, por volta das 22h os meus periquitos começaram a cantar e berrar. :surprise:

Estejam mas é atentos... :unsure: :unsure: :unsure:

Boas!
Embora viva numa moradia, senti e bem o sismo, que durou cerca de 10/12 segundos. No inicio pensei que fosse um camião ou um avião :huh: embora o barulho fosse estranho durante 10 segundos, que culminou com um abanão maior mas mais curto.:shocking:
Estava na sala a ver Tv e a minha mulher nem pestanejou, pois dormia no sofá ao meu lado. A minha filha não acordou embora mais tarde tenha vindo para a minha cama, não sei se inconscientemente em resultado do sismo.
Já tinha testemunhos de pessoas que ouviram o "uivo" de sismos, principalmente o de 1969, mas eu nunca tinha testemunhado algo do género.
Foi de facto uma experiência nova. Apesar do abanão e do barulho, não deu para assustar, porque apenas na fase terminal do sismo é que me apercebi do que se teria passado.
Segundo consta no site do IM já vão em 15 réplicas, o que face a um sismo desta intensidade é perfeitamente normal. Normal será também se acontecer, durante as próximas horas, uma réplica maior que as anteriores. Mas nada de preocupante, digo eu...:(

Não há razão para preocupações!

O sismo sentido esta madrugada em Portugal foi o "maior registado desde 1969", segundo o presidente do Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo, que ocorreu no Oceano Atlântico a cerca de 30 quilómetros de profundidade, com uma magnitude de 6.0 na escala de Richter e uma intensidade de 5.0 na escala de Mercalli, "foi um sismo de forte intensidade, mas não causou estragos e não danificou estruturas", precisou Adérito Serrão.

O "sismo foi sentido em Lisboa, em muitos locais sobretudo nos lugares de maior elevação", bem como "ao longo de toda a costa algarvia", explicou o mesmo responsável.

O Instituto de Meteorologia (IM) registou entretanto 16 réplicas do sismo, mas todas de menor intensidade. Segundo o sismólogo Fernando Carrilho, as "réplicas são normais" e "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".

O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.

Sismo: Abalo com 16 réplicas não causou vítimas nem danos estruturais (SÍNTESE)

Um sismo, com 16 réplicas, abalou hoje de madrugada Portugal Continental, mas não provocou vítimas, nem danos estruturais, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O sismo, com uma magnitude de 6.0 na escala de Richter e uma intensidade de 5.0 na escala de Mercalli segundo o Instituto de Meteorologia (IM), foi sentido à 01:37 e teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos.

Depois do primeiro abalo, o Instituto de Meteorologia registou 16 réplicas, levando o presidente do IM a classificá-lo como o maior sismo registado desde 1969 em Portugal.

Lusa

Nunca há razões para preocupações.

Este SÓ foi o maior em 40 anos. Mais nada. Mas afinal o que é isso? Ah, pois, deve ser uma coisa fraca.

Então isto significa que se ocorrer algum dia um ainda maior e causar destruição, o relatório vai ser: Não há razão para preocupações. :lmao:

Se ainda dissessem: "foi um sismo de intensidade forte, que não registávamos um com esta intensidade há bastante tempo, mantenham-se prevenidos e atentos" (apesar de ser IMPOSSÍVEL prever sismos) era uma coisa. Agora dizerem que não há razão para preocupações é outra.

Existem casos em que mesmo depois de um sismo de grande intensidade vem outro ainda maior. Não estou a dizer que é o que vai acontecer, mas em vários países já aconteceu isso. Agora não me lembro é onde, mas já li isso algures.

Enfim, coloco o ponto final por aqui.

Tal como eu disse no meu post anterior, o EMSC indica que o sismo de hoje foi a 80 kms a NE do sismo de 12/02/2007, por isso, não foi na falha de Gorringe.:D Agora eu digo, se fosse um sismo maior e com possibilidade de tsunami quem alertava as populações durante a madrugada, será que Portugal está mesmo preparado para isto?
O Algarve nem carta de risco sísmico tem, algum dia faz algum e depois quer ver como é.

É perfeitamente normal este tipo de sismos com os seus respectivos abalos premonitórios e respectivas réplicas ainda pra + sendo que se trata de sismos " intra-placas" perto da zona do Banco de Corringe. É certo que foi libertada bastante energia o que é bom sinal mas daí a dizer que o pior já passou ou que já não vai voltar a ocorrer tão depressa vai um grande passo. Eu estudei ao pormenor tudo isto e com alguma experiência posso afirmar que ninguém sabe se amanhã não haverá um de magnitude parecida ou 8 ou 3 ou 5. As pessoas têm é de estar devidamente alertadas e preparadas para qualquer eventualidade do género.
Não podemos ficar a viver da preocupação mas é a coisa + certa que a Natureza tem que ninguém pode prever.