Sismos Portugal - 2015

Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 02-05-2015 20:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 02-05-2015 pelas 20:00 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na região de Feteira, Horta da Ilha do Faial.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Desta vez, não houve muita discrepãncia no valor da magnitude calculada pelo IPMA (3,3) em relação ao SRPCBA (3,2).

Comunicado do SRPCBA

ubWmZwf.jpg

@lserpa, sentiste este?

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Foi sentido mais um sismo no Faial, de magnitude 3,4 ML (CVARG), com intensidade máxima II às 8h39 de hoje.

@lserpa, sentiste este sismo?

O CVARG não deve ter recebido relatos de que o sismo tenha sido sentido, pois na página oficial não consta como sentido. Já o IPMA lançou um comunicado em que dá conta que o sismo foi sentido.

Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 05-05-2015 08:39
2015-05-05 08:39:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 05-05-2015 pelas 08:39 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 40 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) em Feteira e Horta na Ilha do Faial.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

• Gosto
Foi sentido mais um sismo no Faial, de magnitude 3,4 ML (CVARG), com intensidade máxima II às 8h39 de hoje.

@lserpa, sentiste este sismo?

O CVARG não deve ter recebido relatos de que o sismo tenha sido sentido, pois na página oficial não consta como sentido. Já o IPMA lançou um comunicado em que dá conta que o sismo foi sentido.
Por acaso não senti, mas alguns colegas meus sentiram... Penso que a essa hora estava a conduzir...

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 08-05-2015 18:10

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 08-05-2015 pelas 18:10 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 45 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Castelo Branco, Cedros na Ilha do Faial e com intensidade II em São Roque do Pico na Ilha do Pico.

Fonte: IPMA

Bom dia.
É impressão minha (e da minha mulher) ou esta noite houve um pequeno sismo que se sentiu na Margem Sul?
Não sei que horas seriam, para aí umas 2 da manhã, mas acordei estremunhado com um tremor na cama.
Pensei que fosse outra coisa qualquer, mas hoje de manhã, a minha mulher confirmou-me que sentiu o mesmo.
Moro num 8º andar, por isso sou mais susceptível a sentir isto.

Edit: Segundo o IPMA, não houve nenhum sismo aquela hora e que pudesse ter sentido... Enfim, mistério!:D

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
Bom dia.
É impressão minha (e da minha mulher) ou esta noite houve um pequeno sismo que se sentiu na Margem Sul?
Não sei que horas seriam, para aí umas 2 da manhã, mas acordei estremunhado com um tremor na cama.
Pensei que fosse outra coisa qualquer, mas hoje de manhã, a minha mulher confirmou-me que sentiu o mesmo.

Edit: Segundo o IPMA, não houve nenhum sismo aquela hora e que pudesse ter sentido... Enfim, mistério!:D

Por vezes a passagem de camiões, comboios e até autocarros podem dar essa sensação, mas dado ter sido às 2h da manhã não sei se terá sido isso. :)

O IPMA catalogou o sismo de hoje como sismo de maior magnitude, 2.1 e localizado a sul da Caldeira do Faial. Há alguma discrepância entre o CVARG e o IPMA.
Vendo na estação sísmica de São Jorge, à excepção de uma réplica depois do sismo de ontem, não consegui ver mais nada..por isso se tem ocorrido mais sismos tem sido de muito baixa magnitude.

Mas achei curioso a alta frequência que estes sismos tem chegado a São Jorge, à volta de 7Hz.

O IPMA catalogou o sismo de hoje como sismo de maior magnitude, 2.1 e localizado a sul da Caldeira do Faial. Há alguma discrepância entre o CVARG e o IPMA.
Vendo na estação sísmica de São Jorge, à excepção de uma réplica depois do sismo de ontem, não consegui ver mais nada..por isso se tem ocorrido mais sismos tem sido de muito baixa magnitude.

Mas achei curioso a alta frequência que estes sismos tem chegado a São Jorge, à volta de 7Hz.

Por acaso senti o desta tarde, foi leve, mas um pouco diferente. Normalmente sentimos o evoluir do sismo, mas neste caso, a sensação que fiquei, foi como de tratasse de um desprendimento de uma rocha de grandes dimensões e que tivesse caído. Foi uma pancada única e breve... Como disse, foi bem diferente! Até fiquei na dúvida se realmente tivesse sido um sismo... Só 10 min depois é que surgiu a informação no IPMA...

Bom dia.

Pode ter sido algo que ocorreu no próprio edifício, queda de um objecto muito pesado por exemplo, peça de mobiliário. Quando um armário cheio tombou por se terem quebrado os pés, numa minha antiga casa, 3º andar, o efeito foi exactamente o de um sismo. Há transportes pesados que são feitos de madrugada por causa da perturbação que fariam no trânsito durante o dia. Mas inclino-me mais para a primeira hipótese. O facto de se estar num 8º andar amplifica as vibrações produzidas nos níveis mais abaixo.

Por acaso senti o desta tarde, foi leve, mas um pouco diferente. Normalmente sentimos o evoluir do sismo, mas neste caso, a sensação que fiquei, foi como de tratasse de um desprendimento de uma rocha de grandes dimensões e que tivesse caído. Foi uma pancada única e breve... Como disse, foi bem diferente! Até fiquei na dúvida se realmente tivesse sido um sismo... Só 10 min depois é que surgiu a informação no IPMA...

Sismos sentidos próximos do epicentro, muito dificilmente consegues ter noção das diferentes ondas sísmicas (P e S)..pois geralmente chegam cavalgadas umas com as outras. Provavelmente nos sismos a Oeste do Faial deste ano conseguias distinguir a onda P e onda S, pois a onda primária viaja a uma velocidade superior à onda S, e quanto maior a distância, maior a diferença de tempo entre as duas ondas, nos sismos a Oeste do Faial, tens uma diferença teórica de ~6 segundos entre a chegada das duas ondas (Horta centro), nestes de ontem/hoje tens cerca 1 ou 2 segundos de diferença.

Muita coisa varia na experiência de sentir um sismo, se estás em pé ou deitado, se estás em casa ou fora de casa, a zona geológica onde sentiste o sismo (sofrer ou não amplificação das ondas, ver imagem), tipo de construção da casa, etc.

Mas melhor indicado para falar da experiência de sismos sentidos só mesmo o utilizador @jorgepaulino , que já tem uma extensa coleção de sismos sentidos em Arroiolos!

• Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985
Pode ter sido algo que ocorreu no próprio edifício, queda de um objecto muito pesado por exemplo, peça de mobiliário. Quando um armário cheio tombou por se terem quebrado os pés, numa minha antiga casa, 3º andar, o efeito foi exactamente o de um sismo. Há transportes pesados que são feitos de madrugada por causa da perturbação que fariam no trânsito durante o dia. Mas inclino-me mais para a primeira hipótese. O facto de se estar num 8º andar amplifica as vibrações produzidas nos níveis mais abaixo.

Não me tinha ocorrido essa hipótese, da queda de um objecto/mobilia mas faz todo o sentido que possa ter sido essa a causa!

• Gosto
Mas melhor indicado para falar da experiência de sismos sentidos só mesmo o utilizador @jorgepaulino , que já tem uma extensa coleção de sismos sentidos em Arroiolos!
Pois, também posso dizer que também já senti um número infindável de sismos, nem arrisco a apontar um número, para não dizerem que estou a exagerar lolol... Posso dizer que só em 09-07-1998, até ao fim desse ano, a frequência diária de sismos sentidos, eram absolutamente absurdos... No primeiro mês, ultrapassavam os 20 sismos sentidos por dia, e magnitudes muito consideráveis....
Não tenho saudades nenhumas desse tempo lololol