As entidades como o CIVISA ou SRPCBA, geralmente não têm (ou quase nunca tiveram que me lembre) diálogo construtivo ou educativo algum com a população para falar como deve ser acerca deste assunto. Falar aqui numa eventual erupção vulcânica para algumas pessoas da politica e da sociedade açorianas é ainda tabu.
Toda a gente enterra a cabeça na areia e passam a vida brincando ao "faz de conta" , preferindo fingir nem falar acerca disso. Mas a população local já está bastante familiarizada com estas coisas.
Há pessoas que têm as suas casas e bombas de gasolina construídas em cima de fumarolas. Toda a gente sabe que eventualmente um dia poderá acontecer alguma coisa, mas se fossemos a pensar todos os dias nisso não fazíamos as nossas vidas. As pessoas por aqui aprenderam a lidar com esses fenómenos quase que diariamente. O grande problema aqui a meu ver é a falta de profissionalismo do CIVISA com a população destas ilhas, porque parece que brincam com fogo, escondendo a informação, ou então não contando toda a verdade por completo. Há sempre algo ou alguma coisa que nunca contam como deve de ser, e eu como açoriano e vivendo numa ilha que ainda por cima é sismica e vulcanicamente muito activa, acho que tenho (bem como todos os meus conterrâneos) o direito de estarmos mais sensibilizados e educados para o que se passa, tal como fazem na Islândia, nos Estados Unidos, Nova Zelândia ou em Itália com o Monte Vesúvio.
É que se houver algo (como já aconteceu por diversas vezes no passado), só temos o mar á nossa volta como escapatória, porque as ilhas mais próximas (Terceira, Santa Maria e Pico) ainda ficam uns bons kms de distância...