Mais informações deste mesmo jornalista faialense após nova conversa no dia de hoje com Vitor Hugo Forjaz acerca da crise sísmica a oeste do Faial ...
VICTOR HUGO FORJAZ ESTÁ TRANQUILO
Acabei de falar com o Prof. Victor Hugo Forjaz e interroguei-o sobre o seguinte facto: ontem e anteontem foram registados, respetivamente, 30 e 29 sismos; hoje já ocorreram 40 e o dia ainda vai a meio. O que é que isto significa?
Respondeu-me que é um comportamento normal da sismicidade naquela zona. "Para mim trata-se de uma evolução normal da situação", declarou "ipsis verbis".
Adiantou, no entanto, um dado que eu próprio desconhecia. As suas palavras foram as seguintes:
"Preocupante é, durante uma crise sísmica, os eventos cessarem durante um dia ou dois quando já se está a verificar o decréscimo da atividade. Isso, normalmente significa que ocorrerá um sismo maior após esse descanso."
Perguntei-lhe: podemos comparar isso com a situação de uma pessoa doente que, quando tem sinais súbitos de melhoria, sobrevém o agravamento do seu estado e o desfecho torna-se fatal, como é costume dizer-se?
"Não se pode comparar - afirmou o professor - mas essa imagem está bem aplicada ao caso".
Victor Hugo Forjaz insistiu na importância de serenar as pessoas, o que significa que é preciso informá-las do que se está a passar. "Continuo convencido que a situação não é de perigo", finalizou.
Ponto da situação em relação à crise sísmica até agora ... ( informação recolhida pelo jornalista da Antena 9 )
Desde o dia 19 de abril até hoje, às 15 horas, foram registados e publicitados 192 sismos pelo IPMA:
HOJE (Até ás 15 horas) 47
DIA 30 DE ABRIL, 25
DIA 29 DE ABRIL, 27
DIA 28 DE ABRIL, 0
DIA 27 DE ABRIL, 3
DIA 26 DE ABRIL, 10
DIA 25 DE ABRIL, 15
DIA 24 DE ABRIL, 7
DIA 23 DE ABRIL, 2
DIA 22 DE ABRIL, 8
DIA 21 DE ABRIL, 9
DIA 20 DE ABRIL, 21
DIA 19 DE ABRIL, 18
Podemos assim concluir desta recolha que só no dia de hoje até às 15 horas já foram registados quase o dobro dos sismos que o dia de maior actividade até à data que tinha sido o dia 29 de Abril o que nos leva a concluir que temos vindo a assistir a um incremento da actividade sísmica naquela zona ...