Já está o shakemap disponível no sítio do IPMA: http://shakemap.ipma.pt/.
Magnitude 4.1 e epicentro uns 70 Km a Oeste do Cabo Carvoeiro.
Magnitude 4.1 e epicentro uns 70 Km a Oeste do Cabo Carvoeiro.
Pelas 12:44 (hora local) do dia 19 de agosto de 2016 foi registado na rede sísmica nacional do Continente um sismo de magnitude 4.1 (Richter) [Figura 1], cujo epicentro se localizou a cerca de 80 km a Oeste de Peniche, em zona submersa [Figura 2].
De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido em diversos locais do Continente [Figura 3]. A Intensidade Máxima apurada até ao momento foi de III/IV (Escala de Mercalli Modificada, 1956) no concelho de Oeiras, tendo o sismo sido sentido com menor intensidade (III) em Peniche, Mafra e Lisboa.
O sismo de 19 de agosto de 2016 ocorreu na região da Falha da Nazaré, uma estrutura tectónica que condicionou os processos de sedimentação no Jurássico e talvez no Triásico, ou seja, desde a abertura do Atlântico Norte. Esta falha é mais conhecida pelo efeito que teve no desenvolvimento do canhão da Nazaré, um vale profundo, que é o resultado da erosão oceânica de materiais geológicos pouco coesivos. O maior sismo histórico conhecido na região ocorreu em 26 de dezembro de 1962, com magnitude 5.6.
Confrontado com o facto de Portugal não ter um sismo de elevada magnitude desde 1755, o professor esclarece que "têm sido feitos vários estudos geológicos" e que "um sismo de grande magnitude, como o de 1755, só provavelmente daqui a 100 anos" lembrando que "é necessária uma grande acumulação de energia para este tipo de eventos acontecer". Além disso, na opinião deste especialista, o nosso país "começa a estar preparado para este tipo de acontecimentos".
Fonte:A Proteção Civil nos Açores informou hoje que a atividade sísmica registada na ilha do Faial desde 29 de julho se mantém, apesar de se verificar "uma tendência decrescente" nos últimos dias.
Em comunicado o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Centro de Informação Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), adianta que a atividade sísmica registada no arquipélago nos últimos tempos tem a região epicentral localizada a oeste da ilha do Faial.
Na sexta-feira foram registados três sismos na referida região epicentral, totalizando até agora 78 eventos.
Os sismos registados pelo CIVISA foram "todos de baixa magnitude", tendo o mais forte ocorrido às 23:19 (mais uma hora em Lisboa) a 29 de julho, com magnitude 3 na escala de Richter.
Não há informação de qualquer destes eventos ter provocado danos, nem ter sido sentido pela população.
Alguém sabe se existe algum registo de um possível sismo sentido no Funchal, ontem (28 de Agosto) por volta das 15:00? Estava em casa quando de repente comecei a ouvir um som grave crescente, até ao ponto de sentir algumas coisas cá em casa vibrarem. Durou pouco tempo (5-10 segundos) mas foi estranho...não parecia ter sido provocado por algum veículo pesado. O som que ouvi era bastante mais imponente do que o de um camião, estava mais para trovão (a parte grave final)...e não me parece que tenha ocorrido alguma trovoada...
Sismo Faial Açores. Acabadinho de fazer e de me acordar...
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk