Sismos Portugal 2018

No meu tempo de escola, nas simulações tínhamos que ir para debaixo das mesas. E recordo-me de dizerem que na zona das portas, devido ao "reforço" da viga horizontal também havia alguma segurança...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Confirmo também que se sentiu no Porto. Foi, no entanto, estranho, pois no momento em que senti a mesa a vibrar e suspeitei que fosse um sismo, olhei para o candeeiro para ver se este se movia e nada, pelo que descartei a hipótese sísmica. Afinal foi mesmo um sismo :D Estou num 4º andar já agora.

Em Portugal a regiao do Vale do Tejo, Ribatejo e Alto Alentejo, é uma zona fortemente sísmica.

Na mesma regiao, ocorreram os sismos de 1531 (com inundacoes no Tejo) e 1909 (Benavente)
É nesta zona que ocorreu o sismo de hoje. E em 1761, ocorreu um sismo de magnitude 5.5-6 também na zona de Évora.
Portanto o sismo de hoje nao é surpresa nenhuma.

http://images-cdn.impresa.pt/expresso/users-2401-240188-epic-351a.jpg/original/mw-320

No entanto, é na zona a sudoeste de Sagres, onde ocorrem os sismos mais violentos, de magnitude superior a 8 (e com tsunamis destrutivos).
Os piores sismos em Lisboa (com tsunami) parecem ter ocorrido em 1755, 1531, 1504, 1356, 1321 (os epicentros nao sao bem conhecidos).
Mas só para dissipar o medo: eu acho que a repeticao de 1755 já ocorreu, e foi em 1969 (um sismo grande a sudoeste de Sagraes).
Só que o sismo foi de magnitude ligeiramente inferior.

Sismos futuros mais problemáticos seriam mais esperados é em zonas onde nao tem ocorrido nenhum sismo significativo recentemente (últimos 100-200 anos).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_sismos_em_Portugal
http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA6_Tsunamis/060_TsunHistoricos.html

(nos arredores norte do Porto) Eu senti o sismo e bem por 2 segundos. às 11h53, e estava sentado no computador quando senti o chao a tremer e a televisao também. Eu estava na sala, próximo da janela. O meu pai, noutra zona mais interior, e nao sentiu. Vivemos no 3°andar, o que explica o termos sentido.
Eu tenho a experiencia de sentir vários sismos na Islandia, portanto veio-me logo à memória, quando o tremor comecou.

Essa de professores a proibirem os alunos de se colocarem imediatamente debaixo das mesas e não fazerem nada, a ser verdade, acho absolutamente contra-producente, vergonhoso e grave.
Atenção eu testemunhei isso a uns anos atrás quando estava num pré fabricado a ter aulas em que aquilo abanou tudo literalmente e a prof (diretora de turma até) quando acabou o abalo diz:
"Pronto já passou vamos continuar a aula"
Isto é verídico 15anos não sei quando houve um abalo bem forte em Leiria! É só porque os outros começaram a sair e pk assim o exigimos também é que fomos para o ponto de encontro definido pela escola nos simulacros que se faziam!

São comportamentos de risco como estes que muita vez acabam mal, seja com sismos, incêndios, inundações, o que for. Por vezes há formação mas as pessoas simplesmente ignoram. Uma crítica mais pessoal mas acontece mais vezes do que parece. Depois há reclamações que não estamos preparados - não estamos, mas também não queremos estar em muitos casos.
Claro que não se generaliza mas uma quantidade alarmante da população faz isto.

Ainda hoje tive alguém a perguntar-me porque se evacuaram as escolas se durou tão pouco tempo/foi "tão fraco". Sem comentários.

Aqui, no Louriçal, não senti nada! Mas, acho ter ouvido qualquer coisa a essa hora, tipo um rugido de fundo como um avião ao longe, como passam por aqui aviões constantemente...
Já tive a oportunidade de visitar essa zona de Arraiolos onde foi o epicentro - a zona da falha do Ciborro e achei curioso ver o monte da Aldeia da Serra, que tem a forma de cunha e que foi certamente levantado pelas movimentações do terreno ao longo do tempo!!

Para ser digno de atenção os eventos têm que ser deste estilo :D

:D Vi esse filme umas três vezes. Simulação de um mega-sismo (de magnitude 11) na Califórnia. e consequente erupção do super-vulcão Yellowstone.

Aqui, no Louriçal, não senti nada! Mas, acho ter ouvido qualquer coisa a essa hora, tipo um rugido de fundo como um avião ao longe, como passam por aqui aviões constantemente...
Já tive a oportunidade de visitar essa zona de Arraiolos onde foi o epicentro - a zona da falha do Ciborro e achei curioso ver o monte da Aldeia da Serra, que tem a forma de cunha e que foi certamente levantado pelas movimentações do terreno ao longo do tempo!!

Também reparei nisso ao explorar ontem o local pelo Google Earth!

Atenção eu testemunhei isso a uns anos atrás quando estava num pré fabricado a ter aulas em que aquilo abanou tudo literalmente e a prof (diretora de turma até) quando acabou o abalo diz:
"Pronto já passou vamos continuar a aula"
Isto é verídico 15anos não sei quando houve um abalo bem forte em Leiria! É só porque os outros começaram a sair e pk assim o exigimos também é que fomos para o ponto de encontro definido pela escola nos simulacros que se faziam!

Esse deve ter sido um de 2001. https://issuu.com/casadasciencias/docs/sismos_portugueses_recentes__1981-2011_

Acho que há professores que exageram na autoridade e muitas vezes utilizam-na para encobrir uma certa incapacidade de lidar com algumas situações.

Última edição:
...
A mesma ideia transmite Mourad Bezzeghoud, investigador do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora e um dos autores de um estudo que traçou o mapa de risco sísmico no país com base na intensidade de 175 sismos verificados em Portugal continental entre o ano 1300 e 2014.

Bezzeghoud explica ao i que a zona de Arraiolos tem uma falha ativa que no mapa que desenharam (ao lado) está definida com intensidade vii e em que os sismos já têm alguma repercussão, embora não haja registos de abalos dessa dimensão no passado mais recente.
...
https://ionline.sapo.pt/596429