Só perguntei por causa do q aconteceu com aquele vulcão. Se não está nada a marinar naquela zona.
Um tremor vulcânico caracteriza-se pelo seu prolongamento no tempo, ou seja, um tremor armónico, em que os fluidos (gases/magma), são forçados a progredir através da crusta/crosta terrestre/ edifícios vulcânicos. Os tremores são provocados pelo avançar e recuar dos produtos vulcânicos.
Tremores tectónicos, caracterizam-se por libertação de energia de forma instantânea e com uma duração consideravelmente reduzida em relação ao tremor vulcânico.
A assinatura sísmica dos tremores que até agora se têm registado a Oeste do Faial, são todos eles de assinatura tectonica.
Não houve em momento algum sismos de baixa frequência registados nos sismógrafos de acesso público.
Embora que, o local mais propício a registar esses eventos com maior precisão, seja o sismógrafo do Capelo.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mais um sentido hoje ...
Sismo sentido na ilha do Faial
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:17 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,8 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a W do Capelo, ilha do Faial.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo (concelho da Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:
- III/IV nas freguesias de Praia do Norte, Feteira e Castelo Branco (concelho da Horta);
- III nas freguesias de Salão, Ribeirinha, Praia do Almoxarife, Conceição e Matriz (concelho da Horta).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação,.
Fontes
CIVISA/IVAR
Vulcanólogo diz que uma nova ilha poderá surgir nos Açores
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/vulcanologo-diz-que-uma-nova-ilha-podera-surgir-nos-acores
![]()
Vulcanólogo diz que uma nova ilha poderá surgir nos Açores
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/vulcanologo-diz-que-uma-nova-ilha-podera-surgir-nos-acores
![]()
Duas conclusões dessa notícia e do destaque "O vulcanólogo Victor Hugo Forjaz disse hoje que uma nova ilha poderá surgir nos Açores entre as ilhas do Faial e São Jorge, na sequência de “movimentos ascendentes” que se têm vindo a registar no mar.":
- 1ª, nem nenhuma parte da entrevista o vulcanólogo diz que a ilha irá surgir entre o Faial e São Jorge, só menciona que fica "bastante afastada, cerca de 25 a 30 quilómetros" (do Faial). Casualmente no final do artigo, diz-se que "A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tem vindo a registar desde novembro centenas de sismos, alguns dos quais sentidos pela população, numa zona localizada aproximadamente entre os 25 e os 30 quilómetros a oeste da freguesia de Capelo, na ilha do Faial."
- 2ª, quando se escrevem notícias e nem sequer se faz o esforço em compreender onde ficam os pontos cardeais ou passamos para a fase da "invenção de sensação" para a notícia do ano, só podem sair asneiras...
Bem diferente a notícia no Observador, sem sensacionalismos nem erros geográficos.
Oh! Esse autêntico disparate tinha-me passado totalmente ao lado!
Bem que a minha Conhada ontem tinha-me falado de algo do género, mas, disse-lhe que provavelmente seria na área onde estava a ocorrer o swarm a Oeste do Faial, visto que é uma área geologicamente ativa e a sua própria morfologia indica uma história vulcânica bem ativa. Afinal já sei onde ela tirou essa história... mas se realmente brotar uma ilha de lá, certamente será daqui a um par ou dois de centenas de anos... julgo eu! Aquilo fica a 1500m/2000m de profundidade.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk