Sismos Portugal 2023

Muitas réplicas já ocorreram depois do sismo de 4.0 de Vendas novas. Houve umas réplicas antes deste 4.0 e muitas depois

Os sismos que ocorrem antes do sismo principal não se designam réplicas mas sim sismos preliminares ou premonitórios. ;)
 
Última edição:
E mesmo até ao final do ano temos festa ahah

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 01:37 (hora local = hora UTC-1), do dia 29 de dezembro foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta e Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira). O evento foi ainda sentido com intensidade III na freguesia de Cinco Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


IVAR/CIVISA
 
Sismo 3.3 hoje às 12.08, praticamente no mesmo sítio em Vendas Novas

1000033645.webp
 
Fica aqui o comunicado do IPMA em relação a este evento.


Aviso de Sismo Sentido no Continente


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 29-12-2023 pelas 12:08 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Nordeste de Vendas Novas.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Vendas Novas (Évora).



Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Fonte

IPMA
 
Entretanto aqui perto já vamos com 3 registados, para o primeiro há muitos relatos no facebook em como foi sentido nas povoações vizinhas a Este de Arraiolos.

Felizmente para já eu continuo em "branco" e assim prefiro estar ...

2023-12-30 09:49:4938.731 N7.895 W12 km1.5E ArraiolosIPMA
2023-12-30 07:06:2338.717 N7.891 W15 km1.2E ArraiolosIPMA
2023-12-30 07:04:5938.714 N7.886 W17 km2.6E ArraiolosIPMA
 
Mais um sismo sentido por mim para terminar o ano (espero eu)....

Ver anexo 8987

Entretanto, ninguém do CIVISA/IVAR vem a público dizer nada.
Muito mau mesmo. A comunicação tem que ser revista.

Se alguém do IVAR ler isto, venham dizer qual a profundidade, a frequência, n° de eventos, detalhes das estações GNSS, suspeita de intrusão, movimentação hidrotermal?

Estamos às escuras…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Fica aqui o comunicado do CIVISA relativo ao evento da última madrugada.

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 02:07 (hora local = hora UTC-1), do dia 30 de dezembro foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


CIVISA/IVAR
 
Entretanto, ninguém do CIVISA/IVAR vem a público dizer nada.
Muito mau mesmo. A comunicação tem que ser revista.

Se alguém do IVAR ler isto, venham dizer qual a profundidade, a frequência, n° de eventos, detalhes das estações GNSS, suspeita de intrusão, movimentação hidrotermal?

Estamos às escuras…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

E sabendo que houve um reforço de equipamentos (pelo menos foi o que avançaram na comunicação social) para monitorizar esta crise....
Aguardemos por 2024 para ver se temos novidades...