Storm chase Meteoalerta Meteopt - 9 Maio 2009

Excelente :shocking:
Mas que grande equipa que se juntou.

Grande Aventura, pessoal! :w00t:

O Vídeo, as fotos e mesmo a Reportagem em si, está um espanto.

Parabéns ao AJRbelo, AnDré e ao Saul Monteiro.
MeteoAlerta e MeteoPT grandes equipas :D
 
De qualquer forma como nasceu aí uma nova célula também não se pode descartar outra possibilidade, a situação era confusa e muito dinâmica aí. Mas acho que seria interessante o IM analisar os dados doppler da célula nova que depois avançou para Abrantes, pois o frame das 16:30 utc parece curiosa, nós só temos este produto público de 30 minutos de precipitação com pouca resolução que para pouco serve neste campo.

boas

Nós bem que gostaríamos de ter ido atrás da célula, mas aproveito a oportunidade para mais uma vez pedir ao IM para ver se no futuro será possível diminuir o tempo de atraso (15 min) da disponibilização das imagens de radar e aumentar a frequência das mesmas, apenas 30 min actualmente, em Espanha são 20 min, na Alemanha, França, etc são 15m e nos EUA são 5 minutos. Se existe tanto dinheiro investido pelo Estado nos radares, porque não disponibilizar ao público as imagens de forma mais rápida e frequente ? Na altura não nos apercebemos da evolução explosiva dessa nova célula para NE e quando tivemos acesso à ultima imagem do radar já era tarde para a conseguir seguir.

abraços
 
Excelente!:shocking:
Parabéns mesmo! :)

Quanto ao "fenómeno", realmente é confuso e não há funil, nem se consegue distinguir no vídeo rotação na nuvem.. Mas o padrão da poeira ou o que fosse junto ao solo, por acaso parece de rotação..
 
Parabéns a mais uma grande caça Meteoalerta/MeteoPT :thumbsup:

Monumental essa formação que nunca tive oportunidade de assistir ao vivo...
 
Estão de Parabéns, fizeram de facto um excelente trabalho, para mais tarde recordar.:D:thumbsup::thumbsup:

ps-Fotos e Vídeos espectaculares:w00t::thumbsup:
 
Brutal pessoal! Os meus parabens não sabia que isso existia por estas terras de Portugal :)
Cumpz
 
Após o envio das imagens para o IM, afim de nos ajudarem a identificar este fenómeno, recebemos com muito agrado e contentamento que foi publicada a noticia no site do IM.
A comunidade meteorológica amadora está de parabéns, a foto que colocaram na notícia foi tirada pelo André.

O Meteoalerta vai apresentar hoje o seu site renovado estando ainda de momento indisponível, desde já as nossas desculpas.

Aqui fica o link da noticia.

https://www.meteo.pt/pt/media/notic...s/arquivo/2009/Outflow_intenso_9Maio2009.html

"Outflow" intensofoto evidenciando os detritos (poeira) que a circulação do "Outflow" intenso transportou
(9/05/09, Coruche)
Fonte: MeteoAlerta2009-05-15 (IM)

No passado dia 9 de Maio, sábado, foi relatada a ocorrência de um fenómeno pouco reportado e documentado no território nacional, na zona de Coruche, Ribatejo.

Das observações efectuadas com o radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão (C/CL), estações de superfície (Coruche e Alvega) e aerológicas (radiossondagem de Lisboa, 12UTC) e dos elementos apurados pela consulta de fotos e filme a que tivémos acesso (fonte: MeteoAlerta) e de uma descrição, foi possível concluir que:

a) parte da Estremadura, Ribatejo e Alto Alentejo foram afectados por uma perturbação convectiva de mesoescala, organizada linearmente, com uma frente de rajada associada, já observável com o radar de C/CL pelas 14:30UTC;
b) a referida frente de rajada intensificou-se pelas 15UTC, provavelmente devido à ocorrência de um microburst entre as 14:50 e as 15:10 UTC;
c) na sequência da sua intensificação, pelo escoamento de outflow imposto pelo referido microburst, a circulação de tipo vórtice de eixo horizontal, habitual neste tipo de fenómenos, tornou-se mais forte e começou a ser suficiente para manter na sua circulação detritos de solo, que a tornaram particularmente visível (ver imagem);
d) observações de superfície evidenciam rajadas da ordem de 75Km/h à passagem da frente de rajada pela estação de Coruche;
e) uma análise do campo Doppler tridimensional obtido com o referido radar, permite observar a progressão do referido outflow, com frente de rajada na dianteira e reconhecimento da estrutura de circulação contornante associada; no entanto, por se tratar de fenómenos de muito reduzida escala espacial, não foi possível identificar com radar a circulação que se tornou observável na zona por algumas pessoas.
f) por vezes, neste tipo de fenómeno, é observada a presença de vórtices de eixo vertical relativamente intensos, de aspecto similar à dos dust devil (embora de génese distinta), habitualmente designados por gustnado. No presente caso, no entanto, as fotos, filme e descrições recolhidas, não permitiram evidenciar esse tipo de fenómeno.
 
Editado por um moderador:
Viva
ajrebelo, pode-se dizer que pertence ao grupo das melhores células, tendo em conta as características climáticas e morfológicas do nosso território, nomeadamente aquela região que por várias vezes já me deslumbrou, mesmo que de passagem e a uma certa distância, com ocorrências deste tipo.

Foi bastante bom!
Parabéns :thumbsup::thumbsup:
 
Após o envio das imagens para o IM, afim de nos ajudarem a identificar este fenómeno, recebemos com muito agrado e contentamento que foi publicada a noticia no site do IM.
A comunidade meteorológica amadora está de parabéns, a foto que colocaram na notícia foi tirada pelo André.

O Meteoalerta vai apresentar hoje o seu site renovado estando ainda de momento indisponível, desde já as nossas desculpas.

Aqui fica o link da noticia.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...oticias/textos/Outflow_intenso_9Maio2009.html

Os meus sinceros parabéns ! :palmas: