Tempestade Subtropical ALPHA (Atlântico 2020 #AL22)

Moderate-to-deep convection has persisted near the center since last night, scatterometer data shows a closed 40-kt low, and radar images from Portugal show a definite organized convective pattern. While the system is still in the cyclonic envelope of the large extratropical low and likely neutral- or cold-core, it has developed enough tropical characteristics to be considered a subtropical storm. The initial intensity is set to 45 kt in accordance with the scatterometer data, assuming some undersampling for this small system.

Se o deslocamento tivesse sido mais rápido, se calhar não teria sido nomeada.

É até digo mais, IPMA é função pública, logo, temos que analisar previsões externas e fidedignas.

IPMA esteve a espera no national hurricane center para emitir alertas laranjas para Leiria e Coimbra.

Uma vergonha.

O mais provável?

O IPMA partilhou (mais) dados de radar com o NHC e com isso adveio a nomeação do ciclone.

O NHC é também função pública. Não percebi a frase.

Se calhar o IPMA nem sabia muito bem o local do landfall. Daí o aviso tardio :D

Muito bom.
Já sabia que as minhas mensagens iam ser apagadas.
Isto não fica assim, o tempo da PIDE já acabou.
Vou contactar as entidades competentes para encerrar este site.
Cumprimentos

Acabei de falar com meu pai,
Rajadas forte e telhas a voar.
Fechem a minha conta que depois eu trato do vosso site.

Cumprimentos.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Açor
É ao National Hurricane Center - NHC que compete a monitorização de fenómenos deste tipo. Hoje, ontem, sempre.

É pedido ao IPMA que, em conformidade, siga as indicações sobre a gestão de monitorização em matéria de sistemas tropiciais, o que não invalida que o mesmo NHC esteja disposto e está a partilhar essa gestão com o IPMA, mesmo que seja mandatado para isso pela Organização Meteorológica Mundial, o que aconteceu, já que: "A depressão centrada junto à costa do distrito de Leiria, ganhou características subtropicais durante a tarde, revelando uma estrutura organizada nas imagens de satélite. O NHC contatou o IPMA no sentido de ser feita uma avaliação conjunta da situação, tendo-se optado por nomear o ciclone. Esse ciclone foi nomeado de Alpha. Segundo as projeções dos diferentes modelos, após a entrada em terra, o Alpha deverá perder rapidamente intensidade."

Logo, toda a gestão sobre qualquer sistema com características tropicais é tratado segundo parâmetros enraizados pelas várias agências meteo, dos vários países. Num momento histórico, porque o é, também importa revelar a importância dos sistemas de radar IPMA - em particular o de Coruche e de Arouca, que se revelaram extremamente úteis, não só para as instituições IPMA e NHC/NWS/NOAA, como também para todos aqueles que estiveram a par e passo, a acompanhar a entrada em terra - landfall - deste sistema subtropical, pelo que deixo aqui um testemunho para recordar, mais tarde:

Última edição:
Muito bom.
Cumprimentos

Cumprimentos.

O tempo da PIDE já acabou efectivamente, mas como este site tem dono, é privado, fazem, deixam fazer, dizem, deixam dizer e admitem aquilo, e quem, muito bem entenderem. Enquanto não for quebrada nenhuma lei nem nenhum direito for infrigido, num estado livre como o nosso, que ainda vai sendo, ninguém tem a legitimidade de impor qualquer tipo de restrição à autoridade do dito site, entenda-se, moderadores e administradores, nem de fazer cessar a atividade do mesmo.

E não, não foi infringido nenhum direito, não tens tu, nem ninguém aqui a não ser a administração, direito à liberdade de expressão.

Alguma dúvida que tenhas em relação a esse ponto, ou outros, todas as páginas no fundo têm um link que te leva às "Condições de Utilização", que podes e deves ler.

Na página do OBSERVAR do IPMA há um relato (sem imagens) do início do tornado de Setúbal, ainda sobre o estuário do Sado, observação feita cerca das 9h00. O vídeo do tornado já em terra foi feito às 9h19.

Fica aqui a vida completa da Tempestade Sub-Tropical Alpha, que não resistiu ao embate na Cordilheira Central na zona Açor/Estrela, perdendo a sua identidade a partir desse momento, cerca da 1h de hoje (0h utc):

Radar de Arouca, FHD 1080

Último Aviso (#3) do NHC:

AJu6MVY.png

Por curiosidade, Alpha foi assim chamada porque a lista de nomes para a corrente temporada de ciclones tropicais no Atlântico já estava esgotada. E já se seguiu a Beta... será o alfabeto grego suficiente para este ano?

https://www.nhc.noaa.gov/archive/2020/

Última edição:
Muito bom.
Cumprimentos

Cumprimentos.

Espero sinceramente que a Administração apague todos os teus posts e de seguida apague a tua conta.

Podes correr, saltar, gritar, fazer o que quiseres. Não consegues tocar neste site. Adeus.

Bons dias.

Alguém consegue explicar as condições que facilitaram a formação desta tempestade subtropical ao largo da costa portuguesa?

Pelo que vejo a temperatura da água do mar junto á nossa costa para Setembro está dentro da média, daí surgir esta dúvida visto que ao contrário do Ophelia e Leslie não foi um sistema que foi simplesmente arrastado para cá.

O tempo da PIDE já acabou efectivamente, mas como este site tem dono, é privado, fazem, deixam fazer, dizem, deixam dizer e admitem aquilo, e quem, muito bem entenderem. Enquanto não for quebrada nenhuma lei nem nenhum direito for infrigido, num estado livre como o nosso, que ainda vai sendo, ninguém tem a legitimidade de impor qualquer tipo de restrição à autoridade do dito site, entenda-se, moderadores e administradores, nem de fazer cessar a atividade do mesmo.

E não, não foi infringido nenhum direito, não tens tu, nem ninguém aqui a não ser a administração, direito à liberdade de expressão.

Alguma dúvida que tenhas em relação a esse ponto, ou outros, todas as páginas no fundo têm um link que te leva às "Condições de Utilização", que podes e deves ler.

Subscrevo na íntegra tudo, sem tirar nem pôr!!!
Atrás de um teclado são todos heróis!!!

Última edição: