Termometro minima/maxima - LIDL

o meu último lote de medições (8h45->9h44) a sonda está no mesmo abrigo 7714 que o meu VP2 e SHT75 +7714!

Então parece que tendo uma proteção em condições, o sensor consegue ser fiável. Talvez este perca mais calor do que o sensor antigo da Auriol, ou então é mesmo uma questão de estar mal calibrado.

Então parece que tendo uma proteção em condições, o sensor consegue ser fiável. Talvez este perca mais calor do que o sensor antigo da Auriol, ou então é mesmo uma questão de estar mal calibrado.

não aparece de todo (ver às 9h40 da manhã) o sol aparece e assim aquece o que não está em 7714 (especialmente o fio).
Este sensor (desmontei-o) uma resistência de baixo custo para que todo o circuito que transmite a corrente seja hiper-sensível ao frio e às radiações solares.
Com outro sensor e um fio de melhor qualidade, penso que podemos obter um sensor coerente.

não aparece de todo (ver às 9h40 da manhã) o sol aparece e assim aquece o que não está em 7714 (especialmente o fio).
Este sensor (desmontei-o) uma resistência de baixo custo para que todo o circuito que transmite a corrente seja hiper-sensível ao frio e às radiações solares.
Com outro sensor e um fio de melhor qualidade, penso que podemos obter um sensor coerente.

Sim, estava-me a referir a temperaturas noturnas :)

O Auriol antigo parecia dar mínimas relativamente confiáveis, talvez devido ao seu compartimento maior. O díodo do sensor estava colocado num compartimento com uma área muito maior que o atual, o que talvez também permitisse mais alguma circulação de ar. Vendo fotos do sensor do Auriol novo, não me surpreende muito acumular o frio todo dentro daquele círculo pequenino :D

O Auriol antigo parecia dar mínimas relativamente confiáveis, talvez devido ao seu compartimento maior. O díodo do sensor estava colocado num compartimento com uma área muito maior que o atual, o que talvez também permitisse mais alguma circulação de ar. Vendo fotos do sensor do Auriol novo, não me surpreende muito acumular o frio todo dentro daquele círculo pequenino :D

:nono: sorry, não há circulação de ar, é um contacto de superfície. E um NTC

auriol2.jpg

Este é um dos sensores antigos, cujo cabo já tinha ido à vida. Parece-me totalmente diferente dos novos.

aF9G6av.png

É também um NTC, mas para aplicação eléctrica, veja o diâmetro dos seus fios.
funciona de forma totalmente diferente. Ela precisa de ar, não do outro.
O novo é um NTC para aplicação electrónica a monitorizar por contacto com uma caixa, etc...
O teste de amanhã que farei será um sensor nu.

Boa tarde,

2021-01-17_18-01-07.jpg

Duas conclusões positivas já podem ser tiradas:
1/ não mais sobreaquecer mesmo com luz solar directa no abrigo.
2/ a sonda é muito mais reactiva.
Uma conclusão negativa: subestima.

Penso que podemos remediar esta subestimação.
Amanhã vou colar de novo o seu pequeno porta-sonda para que o fluxo de ar não seja varrido por ele.
Se sobrestimarmos novamente: a solução será uma espuma (como espuma para micro).
Se isso não funcionar: caixote do lixo. ;)

Bom dia,

Com os problemas deste sensor Lidl, tenho a ideia de "desviar" os meus sensores AQI para fazer um sensor T°/HUM ou T°/HUM/PRESSURE.
Pessoalmente, não preciso disso (já tenho o suficiente).
A escolha dos sensores é bastante grande e mesmo um SHT30
Alguém interessado?
Depende de si, orçamento, interesse, ....

2021-01-18_09-38-09.jpg

2021-01-18_09-39-49.jpg

2021-01-18_09-40-28.jpg

2021-01-18_09-44-25.jpg

um passo depois : multilingue online (o código de programação é mais difícil mas não impossível) e SHT75 :thumbsup: the best :)

2021-01-18_09-52-14.jpg

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Bom dia,

Uma excelente pista que estou a explorar para medições correctas a um preço excelente (com a ajuda de um amigo italiano)

CH1 : Sensor de +/-17€ + abrigo
CH2 : Sensor de +/-17€ + abrigo
CH3 : Sensor modificar (SHT35) de +/- 55€ + abrigo
CH4 : VP2/SHT35 + abrigo
CH5 : Sensor modificar (SHT35) de +/- 55€ + abrigo

2021-01-19_09-54-56.jpg

2021-01-19_09-55-47.jpg

Está interessado?