Em primeiro lugar não posso estar mais de-acordo contigo, ainda para mais por esta imagem "ser já do tempo dos Afonsinhos", no entanto nunca devemos subestimar o poder da natureza, pelo que deves por sempre o dobro do exagero no pensamento pior que consigas criar em determinada situação, por muito irrealista que pareça ser..
Exemplo disto é
este artigo, que utiliza relatos históricos, e sim, é bem provável que haja exageros nesta frase" Sagres: “veio depois á terra com tal violência, que pelas parte N. montou rochas de altura de 60 braças [108 m], e do E. de 80 [144 m].” (Sousa, 1919)".
Mesmo que haja exagero será ele maior que 40 metros? Mesmo com um exagero de 44 metros o tsunami teria de ter o poder de galgar rochas de 100m... Pode também ser uma massa de água desta altura (o que como é óbvio é de duvidar ao mais alto nível" como pode ser o resultado do "saltar" das águas ao embater nas arribas, mas mesmo que fosse ao embater haveria poder para galgar 144m de arriba???!!!
Os relatos históricos são isso mesmo, relatos com tantos anos que podem estar demasiados exagerados, mas mesmo que estejam 100 metros exagerados neste caso seria uma massa de água de meter respeito "aos deuses"....
Mais por aqui:
http://www.meteopt.com/forum/topico/o-grande-sismo-e-tsunami-de-1755-em-portugal-m-8-7-9-0.5495/
Peço desde já desculpa pelo longo OFF TOPIC