Tornado em São Miguel Açores - 18 Dezembro 2006

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Já tenho o excerto do Jornal da RTP com o video do tornado (tinha um tamanho considerável), agora não sei é como o pôr disponível para fazerem download (tem cerca de 8.4 mb)

foto para aguçar o apetite: :thumbsup:
 
De "mini-tornado" é que não tem nada isto foi um F2 na sua plena força e já se trata de um tornado consideravel...não um mini-tornado!!:angry: :brucelee:
 
n podes enviar por email?

Mocha, mas tu não consegues ver nenhum destes 2 links que coloquei nos postes lá atrás?? :huh:

(Este é um excerto do Jornal Nacional, da TVI, do dia 18/12/06 , neste caso a reportagem sobre o tornando) - É necessário tem o Real Player
rtsp://mcmreal.mediacapital.pt/dbvideo/4101326

(Este é o Telejornal, da RTP1, do dia 18/12/06, que abriu com a notícia do tornado) - É necessário o Windows Media Player
mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/telejornal/Telej_1_18122006.wmv
 
Tu vais ver que com a continuação ainda se vai institucionalizar este termo! :D :lmao:

É já quase certo... a moda parece que pegou, estes termos parecem uma espécie de vírus cantagiam-se com uma tal facilidade.
E se por lá deu um tornado é certo que as condições climatéricas:rolleyes: não foram as melhores...
 
Encontrei umas imagens de satélite da depressão que contribuiu para este tornado, com bandas convectivas poderosas que passaram sobre S.Miguel, é provável que esta depressão tenha sido das híbridas com algumas características subtropicais


06:00 UTC

06lb2.jpg


18:00 UTC

18es9.jpg


MODIS:

m1ww2.jpg


m2zj0.jpg




Segundo o Instituto de Meteorologia, as condições atmosféricas que se verificam desde quinta-feira nos grupos Central e Oriental do arquipélago do Açores são propícias a este tipo de fenómeno. O meteorologista João Fernandes explicou à agência Lusa que se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical, com correntes ascendentes e descendentes muito fortes, que poderão ter atingido a superfície e desencadeado "ventos fortíssimos" como os que se fizeram sentir. A instabilidade do tempo, que também tem registado chuva forte, tenderá a desaparecer. O meteorologista João Fernandes garante que tudo aponta para uma melhoria das condições climatéricas nos Açores a partir desta tarde.


Dias 17/18/19 - 500hPa 00:00UTC

17oy0.gif


18ze5.gif


19nh5.gif
 
Tornado na Lagoa (S. Miguel, Açores) 18/Dez/2006

Ao fim da manhã de dia 18 de Dezembro de 20006, ocorreu um tornado na Vila de Lagoa (S. Miguel, Açores). Este fenómeno esteve associado a uma linha de instabilidade, caracterizada por nuvens de grande desenvovimento vertical, com movimentos ascendentes e descendentes bastante fortes, desencandeando ventos fortes ao atingir a superfície, que neste caso particular assumiu um desenvolvimento maior do que o normal. O fenómeno em causa teve o seu início como tromba de água, por se ter dado no mar, adoptando caracteristicas de tornado ao atingir terra. O tornado, tendo em linha de conta os danos provocados, pode ser classificado com F2.

tornadolagoa.png


img3295s.jpg


img3262s.jpg


img3374i.jpg
 
Olá a todos,

Fico contente por este fenómeno ter despoletado a discussão de todos vós.
Relativamente à pergunta se este tipo de evento já tinha ocorrido no passado, a resposta é afirmativa. Não sei as datas neste momento mas em breve colocarei no fórum.

Deixo-vos mais algumas fotos que tirei no local nesse dia.

img3247q.jpg


img3258z.jpg


img3280.jpg


img3317.jpg


img3319.jpg