Tornado atinge Tomar e Ferreira do Zêzere e provoca 20 feridos
07 de Dezembro de 2010, 16:09
Um tornado de fraca intensidade atingiu Tomar e Ferreira do Zêzere e provocou a queda de várias estruturas, queda de árvores e várias centenas de casas com danos a nível dos telhados, avança a Protecção Civil. Há registo de 20 feridos.
A chuva intensa e o vento forte provocou ao início da tarde de hoje o desabamento do telhado do jardim-escola São João de Deus, em Tomar, provocando 20 feridos ligeiros. Verifica-se um “grande cenário de destruição”, indicou uma testemunha ouvida pela TSF.
Segundo a Protecção Civil as condições meteorológicas adversas em Ferreira do Zêzere e Tomar provocaram a queda de várias estruturas, queda de árvores e várias centenas de casas com danos a nível dos telhados.
Foi activado o Plano Municipal de Emergência de Ferreira do Zêzere.
O Instituto de Meteorologia (IM) recebeu a indicação de que terá sido avistado o surgimento de um "funil", que é consistente com a criação de um tornado, mas que "nao é possivel ter exacatamente a certeza de que estamos na presença de um tornado" já que não foi registada nenhuma ocorrência pelos equipamentos do IM.
De acordo com uma rádio local, a Rádio Condestável, o mini-tornado afectou ainda o terminal da rodoviária tendo destruído os vidros e arrancado parte da estrutura. Destruiu também os vidros de alguns autocarros.
Esta tempestade foi acompanhada por queda de granizo de considerável dimensão. O concelho da Sertã está neste momento sem electricidade.
Contactado pelo SAPO, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém informou que já foram enviados todos os meios disponíveis para Tomar e Ferreira do Zêzere.
@SAPO Notícias