Bergidum
Cumulus
Ás vezes substimamos um pouco a capacidade destes animais...e A52 é talvez a maior barreira humana para estes animais chegarem cá, da mesma forma que a A66 é a maior barreira que separa as 2 populações da Cântabria.
Através de testes de genética já se provou que já houve acasalamentos entre ursos das 2 populações o que prova que eles superaram esta barreira que aos poucos e poucos está a ser alterada precisamente para criar corredores de passagem.
Para a espécie se espandir para Sul que é o que a gente quer medidas deste género têm que ser implementadas mas acredito que toda a área da Sanábria tem condições para acolher ( e já acolheu) este animal e ai sim se conseguir se fixar ai quem sabe chegue ao nosso canto!
Como disse isto demora tempo e um empurrão extra....quem sabe se daui a uns anos eles cheguem de vez á Sanábria.
Es mucho más fácil traspasar la A66, pues tiene muchos túneles, uno de ellos de más de 4 km, y buena cobertura boscosa a ambos lados. De hecho cada vez más se comprueba el tránsito de animales. El problema de la A52 es la poca cobertura forestal al sur de la misma, y que, lógicamente, no hay apenas osos en la zona.