Verão 2009 "fresco" ??

Estamos em Agosto e vai-se fazer um balanço do Verão 2009? Que eu saiba em Portugal frio a sério,apenas pode haver em Dezembro,Janeiro e Fevereiro.
Calor forte podemos ter entre Abril e inicios de Outubro..Ainda falta tanto para balanços..
 
Estamos em Agosto e vai-se fazer um balanço do Verão 2009? Que eu saiba em Portugal frio a sério,apenas pode haver em Dezembro,Janeiro e Fevereiro.
Calor forte podemos ter entre Abril e inicios de Outubro..Ainda falta tanto para balanços..

não...calor em portugal podes ter entre meados de março e inicios de novembro:thumbsup: até na costa ocidental já registei, na lagoa de sto andre, 27º no dia 4 de nov de 2006 e 31º no dia 31 de mar de 2005:thumbsup: e se querem mais já houve anos em que tomei lá banho em jan/fev com maximas de 21 ou 22 e minimas de 14 ( ainda este ano isso aconteceu)...
 
Na minha opinião não faz sentido falar em verão fresco quando ainda falta metade de Agosto e boa parte de Setembro para o fim do verão.

No final do Verão é que se vai poder fazer um balanço se este foi quente ou frio:)
 
Na minha opinião não faz sentido falar em verão fresco quando ainda falta metade de Agosto e boa parte de Setembro para o fim do verão.

No final do Verão é que se vai poder fazer um balanço se este foi quente ou frio:)

Depende da zona, aqui no Baleal por exemplo, as mínimas em Agosto já nunca são superiores a 18º, algo que acontece com frequência em Junho e Julho.

Mas em relação ao Verão de 2009, penso que será um ano normal no global do território nacional.
 
Olá…

Anteriormente ao início do dito Verão oficial, registaram-se alguns picos de calor e localizadamente até se verificaram alguns extremos, mas disso todos já sabemos.
Julho, foi um mês multifacetado que na minha opinião não escapou a um padrão (por assim dizer) de anomalia negativa, ainda assim acho que poderei estar a relativizar face à dimensão do território com todas as suas variantes climáticas.
Estamos ainda a meio de Agosto e a proximidade dos valores até ao momento registados com os padrões até ao momento considerados normais, faz de Agosto de 2009 um mês bem mais estável e constante, portanto um típico mês de Verão!
Assim, acho que é prematuro catalogarmos desde já este Verão como sendo “fresco”!
A procissão pode ir ainda no adro e até acredito que consoante os anos, avaliar esta estação em inícios de Setembro poderemos correr o risco de ser surpreendidos, quanto mais fazê-lo neste momento! :hehe:
 
Opinião pessoal, houve na última semana de Julho na Madeira temperaturas extremas de calor, contudo no geral o Verão é muito mais fresco e os registos hidricos que tenho comprovam isso.
Cumpz
 
É um absurdo tomar estas conclusões, só com base em Portugal.
Talvez seja de ter havido mais passagens frontais do que o normal.
Mas a situação é diferente na Europa de leste.

Aqui na Áustria, ao contrário de Portugal, os verões tem sido mais quentes desde 2006 do que antes. A Europa de Leste teve vagas de calor em 2006, 2007, 2008 e 2009. E tempo especialmente seco em 2006 e 2008.

Em relação aos Invernos, tb têm tido temperaturas acima da média, nos últimos anos. Nem falo deste Abril que registei aqui quase 27ºC, e um mês inteiro sem precipitação! Ou o célebre Inverno de 2007 em que quase não nevou nos Alpes.
 
Podemos ter várias definições de Verão, mas se considerarmos apenas a variante “estatística” (Junho, Julho e Agosto), pelo menos por aqui, vai encerrar com anomalia positiva, mesmo em relação à normal de 1971 - 2000.
 
E continua a Anomalia Negativa no Porto :lmao::lmao::lmao:

porto038.png


Verão quente, aqui não é de certeza :lol:

Se falarmos de Junho, Julho e Agosto, a anomalia não é negativa. Mas também no Porto, a estação falhou "n" vezes. :disgust:

Até ao final de Agosto vão desaparecer aqueles últimos dias de Maio que foram extremamente quentes. Mas ainda assim, tendo em conta as previsões, Agosto não acabará frio. Logo a anomalia aí no norte, não deverá ser muito grande.

tn08545_90.gif



Já em Lisboa, nem que viesse a nevar nos próximos 4 dias, teríamos um verão com anomalia negativa! :lol:

tn08579_90-1.gif
 
claro que é, tivemos julho com uma anomalia super negativa, e agosto vai acabar abaixo da media. Será apenas o 3º verao fresco consecutivo por aqui.

As falhas de Pedras Rubras não deixam tirar conclusões objectivas quanto a isso... Infelizmente.

Costumas afirmar que Pedras Rubras não é representativa do Porto porque tem temperaturas abaixo das reais. E até concordo contigo, porque tens certamente o "know how" de seres daí e saberes o que afirmas. De qualquer forma a anomalia relativa à temperatura média está no intervalo ]-1 ; -1,5ºC[ em Julho (super negativa?) e ]+1,5ºC; 2ºC[ em Junho.

Eu sei que tens motivos de queixa quanto ao Verão por aí, mas as normais falam por si... Eu não acho que este verão pelos dados existentes tenha sido tão fresco por aí em relação ao normal...
 
Vamos continuar nesta discussão o resto do Verão! :p
Eu continuo a dizer.. Ok, o litoral Norte provavelmente estará com uma anomalia negativa muito ligeira. E apenas porque apesar de a maior dos dias andar na média, terem escasseados aqueles episódios muito quentes que normalmente nem a 5 dias chegam, mas que estatisticamente fazem a média subir um nada, e esses sim este ano foram até agora um pouco menos frequentes que o normal aí. De resto, olhando para tudo que é gráfico, está praticamente na normal..
 
Nos relatórios do IM, por alguma razão, as anomalias da estação de Pedras Rubras são feitas em relação à normal da estação S. Gens. Esta estação tem no verão médias bem superiores às de Pedras Rubras.

S. Gens (1941-70):
Junho: 18,1
Julho: 19,6ºC
Agosto: 19,4ºC

Pedras Rubras (1949-70):
Junho: 17,2ºC
Julho: 18,6ºC
Agosto: 18,5ºC

Pedras Rubras (penso que 1961-90 ou 1971-00):
Junho: 17,3ºC
Julho: 19,1ºC
Agosto: 18,8ºC

Médias nos últimos 2 verões em Pedras Rubras:

2007
Junho: 17,7ºC (+0,4ºC)
Julho: 19,0ºC (-0,1ºC)
Agosto: 20,4ºC (+1,6ºC)

2008
Junho: 19,3ºC (+2,0ºC)
Julho: 19,5ºC (+0,4ºC)
Agosto: 18,9ºC (+0,1ºC)

Infelizmente não há dados concretos de Junho e Julho deste ano, mas sabe-se que a anomalia positiva de Junho foi mais forte que a anomalia negativa de Julho.