Mais um momento bem passado na companhia de pessoal louco por meteorologia.
E quando digo louco, é louco mesmo!
Só isso explica o facto de me terem tirado de casa para me meter no transito do IC19 à hora de ponta para buscar o
Gilmet, a seguir, transito na 2ªcircular para chegar a Moscavide, e por fim as rectas até ao Poceirão. Essas felizmente sem transito. E tudo isto para que motivo: Medir a temperatura no Poceirão!
É claro que as loucuras estavam ainda a começar.
Primeiro fomos para um lugar descampado, que à partida era seguro, mas que rapidamente se revelou um ponto de referência para alguns carros que também ali surgiam naquele deserto de nada.
Depois, num segundo local, mesmo no meio do Poceirão (lugar onde registámos a temperatura às 22h), ainda tivemos de a explicar a um casal de meia idade, não fossem eles chamar a policia, o porquê de estarmos ali perto da sua casa, de carro parado e com sensores "estranhos" em cima do carro. Eles até acharam piada.
E por fim, num terceiro spot, que supostamente era o mais seguro por termos casas relativamente perto, e por ser um lugar completamente descampado e com poucas influências da urbanização, fomos abordados pela GNR.
É verdade, estávamos nós, já nem sei a fazer o quê (a cantar qualquer coisa, penso eu), mas sossegados dentro do carro, quando vem um carro da policia que pára de frente para nós e com os máximos ligados.
Eis que rapidamente saem dois policias de caçadeira na mão e se dirigem para nós como se criminosos fossemos!
Como não tínhamos nada a esconder, agimos "com naturalidade" e explicámos a situação. "
Somos estudantes da faculdade de ciências de Lisboa e estamos a fazer um estudo de amplitude térmica que compara a zona de Lisboa com a Margem Sul." Felizmente que tinha o cartão estudante comigo.
Ainda assim quiseram revistar a mala do carro que estava completamente vazia, certificaram-se que o BI e o cartão estudante não eram falsos, enfim... E tudo com cara de mauzões.
Mas pronto, no fim, acabaram por ser simpáticos e até sorriram com a situação.
Deixaram-nos um aviso que acho importante partilhar convosco:
"Para a próxima contactem o posto de policia mais próximo e informem as autoridades do que estão a fazer. Numa terra pequena as pessoas sentem medo. E sorte tiveram vocês, que vos podiam ter dado um tiro."
Foram mais ou menos estas as palavras do senhor policia!