Astronomia e Ciências Espaciais 2024

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,749
Local
Açores
Última edição:


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,764
Local
Loures
Nenhum registo vai bater este. O facto de ter sido noite de sábado ajudou a ter mais registos


Ontem, erradamente, disse que este vídeo foi em Vilar do Paraíso, VN Gaia, mas na verdade foi na povoação de Vairão, em Vila do Conde.

O vídeo foi partilhado pelo Agrupamento de Escuteiros 321 Vilar do Paraíso, mas estes encontravam-se em atividade regional em Vairão, Vila do Conde.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,749
Local
Açores

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
130
Local
Portugal
Já agora, artigo muito completo:

E destaco o vídeo integrado na notícia, com a melhor explicação de todas, incluindo a trajectória em 3D.



O vídeo é do projecto Red de Bólidos y Meteoros del Suroeste de Europa (SWEMN)
Sempre que ocorre um evento relevante deste tipo em Portugal e Espanha é o primeiro local aonde se deve procurar informação de confiança pois publica sempre essas trajetórias 3D, etc.
Ontem de manhã já tinham publicado o vídeo, o Publico foi dos primeiros OCS a finalmente encontrar informação onde interessa, durante a noite foi meio penoso ver TV sobre o assunto, incluindo supostos entendidos.
O SWEN é mantido (em parte até do próprio bolso) pelo professor e investigador José María Madiedo, um grande apaixonado por meteoros com imensos trabalhos científicos na área.

Pode ocorrer em qualquer altura do ano, sendo inclusivamente gerado pelo lixo espacial.

Já assisti a ambos, para quem observe um fenómeno destes é muito fácil de distinguir a desintegração dum meteoro da desintegração de lixo espacial.
O meteoro é muito mais rápido, e então a regra é muito simples: se tiveram tempo de ligar o smartphone, apontar, focar e filmar, não é um meteoro hehe, é lixo espacial.
Se repararem excluindo os vídeos de segurança ou dashcams em que estão sempre a filmar e depois basta aceder à gravação, quem conseguiu filmar com smartphone só o apanhou porque já estava a filmar outra coisa. E mesmo assim tiveram um bom reflexo a decidir mudar o foco, parabéns aos que o fizeram.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,004
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Pena...perdi uma rara visão.
Já vi muitos meteoritos, mas um destes não, só me apercebi do barulho forte, como que a queda de um enorme rochedo, um barulho oco, seco, como que um rochedo grande a cair sobre outro.
O meu filho apenas chamou a atenção para um clarão na varanda, meio minuto (ou pouco mais) antes do estrondo, mas a persiana estava quase descida até baixo e não percepcionou a causa desse clarão. Já tivemos rebentamentos de fogo de artifício parecidos com isso...
Só soube de manhã o que realmente aconteceu.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
895
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Lá para os idos de 2000 vi algo parecido no meio do Alentejo, as 4-5H da manhã. Não tão grande e brilhante, mas da mesma cor. E o que me chamou a atenção foi, que no meio da escuridão, de repente vi a minha sombra no chão.
A essa hora, quase ninguém viu e também não havia telemóveis, como há hoje.
O rasto permaneceu alguns momentos, tal como neste. Foi o maior meteoro que vi e tenho muitas horas de observação astronómica. Este, infelizmente, não o vi....