Bem.... chegou o momento de dar o meu contributo neste concurso, que será (claro está!), com fotos do que eu mais amo na meteorologia.... de raios!!
Depois de um ano de 2018 que rendeu 297 preciosidades eléctricas capturadas pela minha Nikon (na esmagadora maioria resultado de activo e dedicado stormchasing), resolvi escolher 3 fotos, que independentemente de serem ou não as melhores, estão carregadas de simbolismo e reflectem momentos de muita emoção e felicidade!
E assim sendo cá vai...
1ª Foto... Cidadelhe (22 de Agosto, ás 20h31mn)
Durante uma primeira semana de férias em Agosto, marcada e passada estrategicamente no interior norte/centro, a 'fézada' revelou-se certeira, e depois de uma tarde marcada por algumas trovoadas dispersas e muito calor, e quando parecia que tudo se ia dissipar, este raio foi o primeiro de
quatro excelentes capturas em foto que obtive nessa noite. Já tinha imensos vídeos dessa tarde, inclusive de um raio que caiu a cerca de 200/300m da minha posição, mas quando apanhei este menino na minha Nikon foi quando eu de facto me senti feliz e muito realizado!!
2018.08.22 - 203118 (NIKON D7200) [Cidadelhe] by
LusoSkies, no Flickr
2ª Foto... Montemuro (28 de Agosto, ás 01h05mn)
Segunda semana de férias, e nova dose eléctrica naqueles maravilhosos céus! Desta vez o local escolhido foi o Miradouro de São Cristóvão, no lado NE da Serra de Montemuro. O espectáculo começou ainda durante o dia, e foi-se prolongando durante a noite até que repentinamente parou..... e eu esperei pacientemente, de uma forma irredutível, a 1142m de altitude. Quando parecia que a espera seria em vão e a noite estava feita, eis que uma forte trovoada se formou muito pertinho da minha posição, e depois de ter captado uma foto onde se pode ver
um raio a atingir uma torre eólica, esta foto que aqui abaixo vos mostro foi a confirmação de que a célula vinha efectivamente na minha direcção..... e o para raios mais próximo é o que se vê naquele monte.....
2018.08.28 - 010550 (NIKON D7200) [Montemuro - São Cristóvão] by
LusoSkies, no Flickr
3ª Foto... Foros de Vale Figueira (26 de Setembro, ás 23h01mn)
Depois de um dia de trabalho, nada melhor que sair e ir caçar trovoadas no interior do Alentejo!! Até à localidade de Foros de Vale Figueira, perto de Montemor, é uma horinha de caminho, e o evento convectivo iria revelar-se forte pela noite dentro, apesar de ainda um pouco distante da minha posição.
Ainda assim, e apesar de não ser nem de perto nem de longe a fotografia com os raios mais vistosos que fotografei em 2018, a estrutura da célula ficou bem evidenciada nesta foto, algo que me agradou imenso!
2018.09.26 - 230140 (NIKON D7200) [Foros de Vale Figueira] by
LusoSkies, no Flickr