Urquinha, pela Floresta Tenebrosa
Um pequeno apontamento de um cimo da Serra onde, à noite, só fui uma vez, embora seja pouso frequente noutras horas do dia.
A razão é o acesso ser feito pelo meio de uma mata compacta, de cedros principalmente, e que mesmo durante o dia já é extremamente escura devido às árvores estarem tão próximas umas das outras que se torna difícil até passarmos entre elas.
Do ponto mais alto da estrada asfaltada das Pedras Irmãs (que liga a Malveira da Serra à Peninha) sai um estradão de terra batida que se dirige mais adiante ao Monge. Logo à saída do entroncamento com a estrada começa-se a procurar um trilho que suba a berma norte do estradão. Depois, já dentro da mata, procura-se passagem ou trilho que ainda se veja, ou que não esteja obstruído por ramagens caídas. Objectivo: subir o mais possível a encosta, mantendo-nos para o lado poente da mata. Assim que o sol se põe numa noite sem lua e sem nuvens, a visibilidade é nula, com lanterna a orientação é confusa e mesmo sabendo-se que a saída se encontra algures descendo a encosta podemos ficar encurralados pelas silvas abundantes na periferia e que constituem uma muralha intransponível. Recomenda-se traçar o caminho a GPS. Noutro tópico mostrarei muito mais da paisagem vista destes cimos, um dos quais, o Calhau dos Corvos, é o terceiro cimo mais alto da serra depois da Cruz Alta e da Pena, mais alto do que o Monge.
Hoje, 3 de Maio de 2014, é só para ver a Peninha sob as estrelas desta perspectiva. Nortada forte neste dia, só alguns dos penedos proporcionam alguma protecção.
No topo da floresta tenebrosa, a periferia abre-se, os espaços entre as árvores são maiores e a luz acobreada do poente penetra.
Uma pequena abertura permite ao trilho saír da mata desembocando num caos de blocos graníticos com vista para poente, para a Peninha, e conseguindo-se ver ambos lados norte e sul da serra.
A praia do Guincho e a Peninha
O sol desapareceu, a Lua e Júpiter seguem-no. O farol da Roca do lado direito, o Guincho do lado esquerdo, a Peninha ao centro.
Sirius escolta Orion no seu mergulho além do oceano
Talvez um dos locais da serra onde nos sentimos mais longe de tudo.