A tua Estação Meteorológica

Boas,

Apenas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à estação PCE. São fiáveis, precisas, etc...?
No site da PCE, já com portes fica por ~110€, será uma boa compra? alternativas?

Muito obrigado.

Boas,

Apenas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à estação PCE. São fiáveis, precisas, etc...?
No site da PCE, já com portes fica por ~110€, será uma boa compra? alternativas?

Muito obrigado.

A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?

Filipe Cunha :thumbsup:

A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.

Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...

Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.

Viva HotSpot e Filipe,

Para ser sincero, não estou 100% satisfeito com a Auriol (talvez devido ao facto de não ser novo nestas coisas da meteo :-)...).
Primeiro foi a situação da trasnmissão do pluviometro, que complica a instalação adequada no meu espaço, depois estou a achar o higrometro exterior bastante "inflacionado"... de uma forma geral não temos valores muito dispares (excepção para o Higrometro que sempre que chove vai para os 99% (talves agua no sensor?!) e o pluviometro, que talvez devido à instalação apresenta ~ -1mm). O anemometro apresenta alguma diferença, mas como referi anteriormente, penso que se trata realmente da topografia...

Porem acho que vou devolver a Auriol e encomendar uma PCE (ou clone)... Pelo menos facilita a instalação :-) que é factor importante para mim... e permite a ligação ao PC (menos importante, mas util em caso de necessidade).

Aproveitando o post: Qual a capacidade de armazenamento que a PCE permite até "descarregar" para o PC? À partida não vou ter a consola constantemente ligada ao PC.

PS: Já vi o teu anemomentro ;-)...

Muito obrigado

Boas.

Auriol:

Em relação à humidade, desisto em dias de chuva.
Em relação ao pluviometro, hoje acumulei 12.7mm :thumbsup:
Em relação ao anemometro, tive uma rajada de apenas 41km/h :unsure:

Viva Filipe,

Para ser sincero, não estou 100% satisfeito com a Auriol (talvez devido ao facto de não ser novo nestas coisas da meteo :-)...).
Primeiro foi a situação da trasnmissão do pluviometro, que complica a instalação adequada no meu espaço, depois estou a achar o higrometro exterior bastante "inflacionado"... de uma forma geral não temos valores muito dispares (excepção para o Higrometro que sempre que chove vai para os 99% (talves agua no sensor?!) e o pluviometro, que talvez devido à instalação apresenta ~ -1mm). O anemometro apresenta alguma diferença, mas como referi anteriormente, penso que se trata realmente da topografia...

Porem acho que vou devolver a Auriol e encomendar uma PCE (ou clone)... Pelo menos facilita a instalação :-) que é factor importante para mim... e permite a ligação ao PC (menos importante, mas util em caso de necessidade).

Aproveitando o post: Qual a capacidade de armazenamento que a PCE permite até "descarregar" para o PC? À partida não vou ter a consola constantemente ligada ao PC.

PS: Já vi o teu anemomentro ;-)...

Muito obrigado

Eu sempre disse algures que a Auriol só tinha o beneficio de ser barata;), e se realmente estivessem a 100% a funcionar, ao fim de uns dias já se sentiam limitados...
Quanto à PCE, não estando ligado ao PC, ou melhor estando o PC desligado, armazena dados a cada 1/2 hora, o limite não sei, mas em 3 semanas ocupa12,5% da mamoria;)

Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.

Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.

Muito obrigado,

Será preferivel comprar directamente à PCE (110€, vindo de UK) ou um clone (102€, vindo de DE)?

Os (inumeros) plásticos da estação são de qualidade? Resistem bem ao Sol?

Cumprimentos

Utilizei um tubo para tudo....
Aqui vai
A 1ª versão:lol:
x7-1.jpg

Ultima versão, o local junto a essa antena foi provisório;)
pce-fws202.jpg

Colocação definitiva, sem interferências.
pceultimacolocao.jpg

Boa instalação;)

Na tua RS optaste por não colocar nenhum prato no fundo do mesmo. Será que não interfere muito nos dados obtidos?
Vejo que deixaste o RS de origem dentro do RS caseiro. Foi para segurar melhor?
O RS caseiro está fixo de alguma forma ao sensor? ou só está encaixado? A mim parece-me que existe uma braçadeira no último prato.

... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto :D ...

Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?

Muito obrigado e Feliz 2011

A Auriol é fraca porque os sensores não fazem leituras correctas. Também tenho uma e a humidade nos 100% é fácil de atingir enquanto com a Watson (igual à PCE) no mesmo sitio isso já não acontece

Na tua RS optaste por não colocar nenhum prato no fundo do mesmo. Será que não interfere muito nos dados obtidos?
Vejo que deixaste o RS de origem dentro do RS caseiro. Foi para segurar melhor?
O RS caseiro está fixo de alguma forma ao sensor? ou só está encaixado? A mim parece-me que existe uma braçadeira no último prato.

Não coloquei nenhum prato por baixo, além de não dar muito jeito,tambem não dava muito jeito para a ventilar...acho que assim tem dados mais naturais e o ar circula mais.
O rs de origem está no interior, alem de o segurar melhor, tambem segura o painel solar.
O rs está encaixado no existente, no cimo do rs original é que tem um "gargalo" mais fino e então o 1º prato teve-se que se adaptar a isso.;)

... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto :D ...

Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?

Acho que no Lidl brevemente vai abrir uma campanha de EMs devolvidas:lol::lol:
Aquando da minha compra a PCE, dentro dessa faixa de preços, foi a escolha acertada, tenho no fundo tudo o que preciso por esse preço;)

Ah e tens DCF sem pedires, nem o publicitarem muito.

Já estive a testar os sensores da estação, e parece estar tudo a funcionar correctamente :thumbsup:
Já falei com o meu sogro, que é o homem das engenhocas, e vai-me construir um mastro para colocar no telhado ;)
Só me falta construir o RS. Talvez este fim-de-semana passe ao AKI e/ou ao Continente :rolleyes:

Obrigado pelas dicas :)

Pessoal,

Alguem dá uma ajuda para decidir ainda este ano :-)... O preço (120€ já com portes) está porreiro? Existe alguma alternativa à PCE nesta faixa de preço?

Muito obrigado e feliz 2011