Boas,
Apenas gostaria de saber a vossa opinião relativamente à estação PCE. São fiáveis, precisas, etc...?
No site da PCE, já com portes fica por ~110€, será uma boa compra? alternativas?
Muito obrigado.
A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.
Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...
Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.
Offtopic: Tens comparado os dados da Auriol com a minha estação?
Filipe Cunha![]()
Viva Filipe,
Para ser sincero, não estou 100% satisfeito com a Auriol (talvez devido ao facto de não ser novo nestas coisas da meteo :-)...).
Primeiro foi a situação da trasnmissão do pluviometro, que complica a instalação adequada no meu espaço, depois estou a achar o higrometro exterior bastante "inflacionado"... de uma forma geral não temos valores muito dispares (excepção para o Higrometro que sempre que chove vai para os 99% (talves agua no sensor?!) e o pluviometro, que talvez devido à instalação apresenta ~ -1mm). O anemometro apresenta alguma diferença, mas como referi anteriormente, penso que se trata realmente da topografia...
Porem acho que vou devolver a Auriol e encomendar uma PCE (ou clone)... Pelo menos facilita a instalação :-) que é factor importante para mim... e permite a ligação ao PC (menos importante, mas util em caso de necessidade).
Aproveitando o post: Qual a capacidade de armazenamento que a PCE permite até "descarregar" para o PC? À partida não vou ter a consola constantemente ligada ao PC.
PS: Já vi o teu anemomentro ;-)...
Muito obrigado
A PCE é uma estação com uma relação qualidade/preço muito boa. Já dá para ligar a um PC e debitar dados para a Internet.
Fiáveis, precisas? Mais fiável que a Auriol? Provavelmente. Mais fiável que uma Davis? Nem pensar...
Por acaso é um equipamento que tenho muita curiosidade em testar. Gostava de saber até que ponto não são tão boas como as Oregon.
Filipe Cunha![]()
Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.
Utilizei um tubo para tudo....
Aqui vai
A 1ª versão
![]()
Ultima versão, o local junto a essa antena foi provisório
![]()
Colocação definitiva, sem interferências.
![]()
Boa instalação![]()
Filipe Cunha![]()
Na tua RS optaste por não colocar nenhum prato no fundo do mesmo. Será que não interfere muito nos dados obtidos?
Vejo que deixaste o RS de origem dentro do RS caseiro. Foi para segurar melhor?
O RS caseiro está fixo de alguma forma ao sensor? ou só está encaixado? A mim parece-me que existe uma braçadeira no último prato.
... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto...
Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?
Muito obrigado e Feliz 2011
Só me falta construir o RS. Talvez este fim-de-semana passe ao AKI e/ou ao Continente![]()
... E pronto a Auriol lá foi de volta!!! Chegou 3 dias de testes para verificar as "potêncialidades" do produto...
Como referi anteriormente estou a ponderar a compra de uma PCE, que vos parece o preço de 120€ (portes incluidos) já com painel solar? Quais as alternativas dentro da faixa (preço/funcionalidades/qualidade)?
Muito obrigado e Feliz 2011