Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Temperaturas baixam até aos 0 graus

O Instituto de Meteorologia (IM) alerta para uma descida acentuada da temperatura nos próximos dias, os valores podem descer abaixo dos zero graus, criando condições de frio que serão mais sentidas na madrugada de domingo

Haverá um aumento da intensidade do vento e uma nova descida da temperatura que se far-se-ão sentir inicialmente no interior do país, atingindo todos os distritos do na próxima segunda-feira.

Face a estas previsões, a protecção civil recomenda que seja dada especial atenção:

1. À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas;

2. Ao uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evitar o uso de roupas muito justas ou as que façam transpirar;

3. Às actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;

4. Aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.

Recomenda ainda alguns cuidados a ter com o aquecimento do lar . Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim:

1. Tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal;

2. Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente devido à sobrecarga dos quadros eléctricos.

3. Não seque roupa no aquecedor;

4. Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;

5. Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;

6. Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;

7. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira.

SOL

Não vejo nada no site do IM, mas devem colocar algo daqui a pouco tempo.
 
Não vejo nada no site do IM, mas devem colocar algo daqui a pouco tempo.

Por agora, só isto:

Previsão para 2ª Feira, 14 de Dezembro de 2009

Tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de nordeste, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas do Norte e
Centro.
Neblina ou nevoeiro no nordeste Transmontano, podendo persistir ao
longo do dia.
Formação de geada.


Para 3ª Feira, 15 de Dezembro de 2009

Continuação do tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo,
tornando-se gradualmente muito nublado.
Períodos de chuva fraca no litoral a sul do Cabo Mondego para o
fim do dia.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h), predominando do
quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) do quadrante
sul no litoral.
Formação de geada.

Meteorologista: Paula Leitão/Â. Lourenço

Actualizado a 12 de Dezembro de 2009 às 7:11 UTC

Para 3ª já aponta para a entrada da frente até agora prevista vinda do Atlântico.
Ao nível de mapas de alertas, penso que no mínimo só amanhã.
 
ECMWF_ventos.JPG

CopyRight@ECMWF

O estado do tempo em Portugal Continental será influenciado, até à próxima Terça-feira, pela entrada de uma massa de ar seca de trajecto continental com origem no interior da Europa; esta situação irá originar o predomínio de céu pouco nublado e vento do quadrante norte, com acentuado arrefecimento nocturno e formação de geada nos locais abrigados do interior.
Entre Terça-feira e Quarta-feira espera-se a entrada de uma perturbação frontal procedente de Sudoeste, associada a um centro complexo de baixas pressões localizado a oeste da Península Ibérica, o que irá provocar um aumento de nebulosidade e ocorrência de precipitação, que se irá estendendo progressivamente de sul para norte; o vento rodará para o quadrante Oeste, tornando-se moderado a forte, e as temperaturas registarão uma moderada subida, comparativamente aos dias anteriores.
 
Uma visão do que poderão ser os próximos dias em termos de mínimas, do NNM:

nnm.jpg




Na quarta-feira de madrugada chega a superfície frontal subindo as temperaturas com a evolução desta ao longo do dia.

A neve como referido várias vezes no outro tópico, não será fácil. Durante o pico do frio há uma depressão em altura no norte da Península mas a localização da mesma é desfavorável a precipitação em Portugal, a mais próxima deverá ficar pelo norte e interior de Espanha.

Sobra o pré-frontal, neve a cotas mais baixas estará dependente de alguma nebulosidade pré-frontal que possa ocorrer e nos instantes iniciais da interacção da frente com o frio acumulado.

Mas em meteorologia há sempre lugar a alguma surpresa, mesmo que improvável, quem sabe se com o pré-frontal nas regiões do interior não possa haver algo dado o muito frio acumulado à superfície.
 
Alargado o alerta amarelo a mais distritos do território continental.

"Persistência de valores baixos de temperatura mínima."

imalertasdefriopara13a1.png


Previsão oficial do IM para amanhã e dia 15.

imprevisopara14122009.png

imprevisopara15122009.png
 
Entre hoje e amanhã a dorsal é estrangulada e o Jet passa a circular por sul iniciando-se um carrossel depressionário no triângulo Açores-Madeira-Continente.

dorsal.gif



É uma situação muito dinâmica e cada saída varia bastante na localização e intensidade de vários núcleos depressionários nos próximos dias, praticamente só se pode confiar na véspera, no continente os efeitos são portanto ainda muito incertos mas nalgumas ilhas amanhã já poderão ter uma depressão com vento forte, mas ressalve-se, pequenas alterações podem fazer variar bastante os efeitos em termos locais.

Animação Vento GFS/MeteoPT (até 180 horas)

(clicar para ampliar 3,3 Mb)

 
Vou recorrer novamente aos perfis verticais e sondagens para explicar o meu cepticismo em relação às cotas de 400m a sul nas serras referidas na comunicação social:



HOJE 12h

Previsão GFS 12z

1412zgfs.gif



Previsão ECM 12z

1412zecm.gif


Realidade Sondagem 12z

1412zsonda.gif
sondagem.gif




..................................................................................................




HOJE 24h

Já na meia noite de hoje, na zona de Lisboa, já vamos perder frio nos níveis altos em relação ao meio dia, aos 500hPa temos fluxo NNW e passamos de -21,1 para -18,6ºc (previsão)
Aos 850hpa temos -0,8ºC mas vai diminuir um pouco como referi de manhã, a advecção de frio continua a espalhar-se nesta camada vinda de NE.

Previsão GFS 00z

1500zgfs.gif


Previsão ECM 00z

1500zecm.gif




..................................................................................................




AMANHÃ 06h

Aos 500hPa já subimos para -16,2ºC.
Aos 850hPa descemos para -1.9ºC, mas é o pico neste nível atingido a meio da madrugada (-2.0º às 03:00z), a fonte do frio esgotou aqui, às 06z já estaremos a subir.

13343415.gif


Na superfície temos forte arrefecimento pelo pico do frio aos 850hPa ampliados também por inversões onde são favoráveis, ou prejudicadas por vento que será de SE

Previsão GFS 06z

1506zgfs.gif




Previsão ECM 06z

Não há





..................................................................................................




AMANHÃ 12h

Amanhã ao meio dia, basta olhar para os perfis, ainda a largas horas antes da chegada da precipitação, as temperaturas já são positivas praticamente até aos 700hPa. Acima dos 550hpa já se nota a mudança de padrão, atmosfera já a saturar, fluxo de WWN.
A formar-se neve acima dos 700hpa/3000m (não está prevista precipitação nesta altura) ela sobreviveria apenas mil e poucos metros a descer em temperaturas positivas, ou seja, a cota a esta hora vai dar aos 1600 ou 1700 do nosso modelo, e sempre a subir a partir daqui.


Previsão GFS 12z

1512zgfs.gif




Previsão ECM 12z

1512zecm.gif






..................................................................................................





AMANHÃ 18h

Às 18 continua a saturação da atmosfera já em níveis médios, entra já muita nebulosidade média, a chuva está a começar ou iminente. Fluxo de SW já instalado, As temperaturas na vertical da atmosfera já estão ainda mais altas.

Previsão GFS 18z

1518zgfs.gif



Previsão ECM 18z

Não há



AMANHÃ 24h

Nada mais a dizer aqui, pela meia noite de amanhã a atmosfera completamente saturada nos níveis médios e baixos, estará a chover

Previsão GFS 24h

1600zgfs.gif



Previsão ECM 24h

1600zecm.gif






Portanto, a nevar amanhã a cota 400 nesta região e todo o sul, só me parece possível nesta noite, madrugada e início da próxima manhã, com alguma nebulosidade e precipitação não prevista nem esperada, nem sei de onde poderia vir. Só se for efeito orográfico nalgumas serras, mas nem está prevista nebulosidade nem humidade para tal, apenas nuvens altas.

Se estiver completamente equivocado, ficarei muito intrigado, mas pronto, feliz :D







Para finalizar e pôr certas coisas em contexto, as sondagens de Janeiro de 2006 e 2007 da neve Lisboa. Uma das sondagens foi feita pouco antes da neve e outra pouco depois. Em 2006 temperaturas frias mas modestas nos níveis baixos foram compensadas com instabilidade e aguaceiros que arrastaram frio dos níveis altos, que era significativo, -30ºC aos 500hPa.


28b.gif


51412289.gif






29b.gif


92379543.gif
 
Frio: Protecção civil alerta para a formação de gelo nas estradas e recomenda cuidados na condução

A Protecção Civil alerta para a formação de gelo nas estradas de quase todo o país, sobretudo na madrugada de quarta-feira, recomendando cuidado na condução e o transporte de correntes de neve na viatura.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para as próximas madrugadas uma progressiva descida da temperaturas mínimas, que podem continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.

Segundo o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.

Lusa
 
Comparação da temperatura prevista pelo ALADIN (IM), para as 6h do dia de hoje e do dia de amanhã.

alandi.png




Entretanto os distritos de Portalegre, Évora e Beja, passam de Alerta amarelo, para Alerta Laranja devido ao frio.
A Madeira também entra nos alertas. Laranja no que diz respeito à intensidade do vento que poderá atingir os 120Km/h nas terras altas, e Amarelo devido à agitação marítima.

alertas.png
 
País em alerta devido ao frio

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sob aviso amarelo 15 distritos do País e outros três a laranja devido à «persistência de valores baixos de temperatura mínima»

De acordo com a informação disponível no site do IM, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro estão sob aviso amarelo - o segundo menos grave de uma escala de quatro - devido à continuação de tempo frio.

O IM colocou igualmente sob aviso amarelo o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva e vento forte.

A ilha Terceira foi hoje de madrugada atingida por chuvas fortes que originaram derrocadas e inundações que causaram pelo menos 20 desalojados devido a uma depressão localizada a sul do arquipélago.

O IM colocou sob aviso laranja - situação meteorológica de risco moderado a elevado - os distritos de Portalegre, Évora e Beja (devido às baixas temperaturas) e o arquipélago da Madeira (com previsão de chuva e vento forte e agitação marítima).

Para hoje prevê-se continuação do tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, períodos de chuva a partir do final da tarde na região Sul e no litoral a Sul do Cabo Carvoeiro estendendo-se gradualmente às restantes regiões, queda de neve a partir da noite acima dos 400 metros, vento fraco e formação de geada.

As temperaturas mínimas previstas para hoje variam entre os -7 graus centígrados na cidade de Bragança e os 3º em Lisboa, Faro e Sagres.

Para as próximas madrugadas está prevista uma progressiva descida das temperaturas mínimas, que podem continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.

De acordo com o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.

Face às previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.

A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação assim o justifiquem.

A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.

A ANPC chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores.

Lusa / SOL
 
Estado
Fechado para novas mensagens.