De facto estou surpreendido com a idade de alguns membros! Criamos imagens mentais que estão a anos-luz das pessoas reais! Parabéns a estes membros tão jovens... continuem assim com este entusiasmo, invistam fortemente na vossa formação e... voem alto e longe!
Já agora, no que à minha pessoa diz respeito, tenho 39 anos (e onze meses...
... ainda não estou nos
entas, vá!), sou professor de biologia e geologia em Moura e a minha paixão pela meteorologia começou em criança, nos idos de 80 do século passado. Eu conto: costumava passar férias de verão nas Penhas Douradas e conheci muito bem um dos observadores meteorológicos do Observatório Meteorológico das Penhas Douradas, o Sr. Moura (ironias do destino...). Nessa altura tive a incrível sorte (na altura nem me apercebia disso) de poder visitar o Observatório quase todos os dias (ia até lá em passeios pela Serra). Cheguei a acompanhar o Sr. Moura na leitura dos vários instrumentos de observação (eram feitas várias leitura por dia e os valores eram então comunicados para Lisboa por fax). Não havia ainda estações automáticas! Lembro-me dos vários termómetros, do pluviómetro (que tinha uma lâmpada para gerar calor e derreter a neve...), do anemómetro, do barógrafo e... da paciência e simpatia do Sr. Moura em me aturar! Era um gaiato com 7 ou 8 anos!
A casa anexa ao observatório, tudo construções em granito, era enorme e lá vivia o Sr. Moura com a sua mulher, a D.ª Júlia. Tinham um pequeno
mini amarelo, que tinha problemas de aquecimento do motor quando subiam de Manteigas para cima! E recordo também, com nostalgia, a fantástica paisagem que se vislubra(va) do observatório.
Depois, questões várias fizeram com que deixasse de ir tão frequentemente para as Penhas Douradas (já nos anos 90), embora continuasse a ir para Manteigas. Como sabemos, com a automatização das estações, o observatório deixou de ter em permanência observadores e ficou ao abandono... Infelizmente também não sei o que aconteceu ao Sr. Moura e à D.ª Júlia... Mas o bichinho da meteorologia cá ficou, até hoje, mais de 30 anos volvidos!