algarvio1980
Furacão
Gasóleo vendido em Portugal está a matar o elefante pigmeu. A culpa é do óleo de palma
https://zap.aeiou.pt/gasoleo-portugal-oleo-palma-269855
https://zap.aeiou.pt/gasoleo-portugal-oleo-palma-269855
Por outro lado, a Gronelândia poder-se-á tornar uma verdadeira "Green Land", aumentando imenso a área temperada do mundo, assim como a costa da Antártica. E o clima seria também mais húmido em geral, com menos água presa nos glaciares. A transição, no entanto, será sempre terrívelNeste momento estamos com uma temperatura global de 1C acima da media do seculo passado. E ja registamos eventos bastante extremos, quer de calor, como os registados na Franca, Alaska, Russia (em semanas recentes), quer a seca severa na India em Junho.
Sabemos que caminhamos para um mundo de 3-4C acima da media do seculo passado. E isto sem contar com eventuais mecanismos de feedback que ainda sao mal conhecidos. Na verdade, a dimensao dos fogos florestais na Siberia, e um exemplo desses feedbacks positivos que podem resultar em alteracoes ainda mais catastroficas de temperatura.
Foi publicado um artigo na semana passada, em que simulavam um mundo 2-3C em 2050, e como seriam os equivalentes de cada cidade. Lisboa tornar-se-a como Casablanca em Marrocos. E Londres tornar-se-a como Barcelona. Isto sao mudancas bem severas. Estas mudancas severas deverao afectar primeiro a agricultura e os recursos (como agua), e depois a economia e situacao politica.
Como sera esse mundo de +3C? E que acontecera com ocorrerem migracoes massivas (exemplo, parte da India e Bangladesh, Medio Oriente) ou os processos de feedback positivos como o acima mencionado? Quais sao os vossos planos para a vossa vida, considerando esse mundo futuro que se aproxima?
Estou curioso por lancar a discussao, nessa perspectiva.
Bom a Gronelândia denomina se de Green Land por algum motivo, os Vikings quando lá chegaram efectivamente seria verde
Enviado do meu TRT-LX1 através do Tapatalk
Porque raio usar uma "normal 1850-1900", que ainda por cima deve ser extraordinariamente imprecisa? De qualquer modo, a tendência de aquecimento está lá
Porque raio usar uma "normal 1850-1900", que ainda por cima deve ser extraordinariamente imprecisa? De qualquer modo, a tendência de aquecimento está lá
Para saber tendências, mas é irrealista dizer que se tem precisão às centésimas, como o gráfico poderá dar a ideia. Além disso, apesar de usar qualquer normal neste caso ser irrelevante porque o objetivo é ver a tendência de crescimento e essa está sempre lá, este gráfico foi feito para alarmar, com quase todos os anos com anomalias positivasPor essa ordem de ideias para que serve estudar dados históricos? A precisao destes registos nao é baseada em medicoes de estacoes meteorologicas como hoje em dia mas em metodos mais precisos.
Qualquer actividade humana é por natureza prejudicial ao equilíbrio do planeta. A partir do momento que nos tornamos seres capazes de transformar matérias primas em pequena escala, começamos a mudar o mundo. [...] melhor fonte de energia no nosso país, funcionando como uma enorme bateria de acumulação de energia, entregando à rede mais ou menos energia consoante as necessidades.