E que tal produção intensiva com espécies autóctones, como é o caso das oliveiras?Produção de baterias para carros elétricos liberta tanto CO2 como 8 anos de utilização de um carro a gasolina?
https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...o-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
Não esquecer para carregar as baterias, a electricidade ainda não é 100% de energias renováveis, no fim ainda poluem mais, para além da poluição que as baterias irão causar no fim da vida se não forem tratadas nos locais correctos.
Mais, quer no Alentejo e Algarve, em vez de investirem em agricultura com espécies autóctones, o que andam a fazer, hectares e hectares de agricultura intensiva que gastam milhões de m3 de água nas regiões aonde existe cada vez mais um deficit hídrico e não é com a agricultura intensiva que vai resolver o problema ainda o vai agravar mais.
Reflorestação das áreas ardidas, com espécies autóctones, limitar a licença à cultura de abacateiros, laranjeiras e oliveiras de uso intensivo, dar benefícios fiscais a quem planta espécies autóctones como as alfarrobeiras no Algarve, a coisa mais grave é os ditos decisores políticos que falam falam e depois no fim, autorizam hectares e hectares de agricultura intensiva, aonde seca tudo à volta, bem pior que os eucaliptos.
Produção de baterias para carros elétricos liberta tanto CO2 como 8 anos de utilização de um carro a gasolina?
https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...o-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
Não esquecer para carregar as baterias, a electricidade ainda não é 100% de energias renováveis, no fim ainda poluem mais, para além da poluição que as baterias irão causar no fim da vida se não forem tratadas nos locais correctos.
Este estudo sofre de um grande problema, apesar dos números baterem certo era preciso incluir na comparação aos emissões da produção da gasolina consumida pelo carro a gasolina. Desde a extração do crude, transporte e refinação. Depois disso talvez faça sentido a comparação.
Produção de baterias para carros elétricos liberta tanto CO2 como 8 anos de utilização de um carro a gasolina?
https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...o-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
Não esquecer para carregar as baterias, a electricidade ainda não é 100% de energias renováveis, no fim ainda poluem mais, para além da poluição que as baterias irão causar no fim da vida se não forem tratadas nos locais correctos.
Lamento que a citação deste artigo não dê o mesmo ênfase à conclusão final:
"Em suma, a emissão de CO2 durante a produção de baterias elétricas vai sempre depender da origem da eletricidade com que as baterias são feitas. Os dados apresentados no artigo em análise estão corretos se as baterias forem produzidas apenas com eletricidade de origem fóssil."
E estas outras conclusões:
"
Em suma, e de acordo com o especialista, os números estão corretos "se as baterias forem produzidas apenas com eletricidade de origem fóssil". Se for utilizada eletricidade 100% renovável, as emissões de CO2 seriam residuais.
Um outro estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E na sigla inglesa), publicado a 20 de abril de 2020, demonstra que uma bateria eléctrica "paga a sua dívida de CO2", ou seja, os gases emitidos durante a produção, no período de um ano ou menos.
O mesmo estudo sublinha que, em média, os automóveis elétricos em circulação na União Europeia emitem quase três vezes menos dióxido de carbono (CO2) do que os carros a gasolina e gasóleo, ou seja, emitem menos 66% de CO2 comparativamente aos carros a gasóleo, e menos 68% no que diz respeito às versões a gasolina. "
Transparece algum interesse lobby nesta frase: "Não esquecer para carregar as baterias, a electricidade ainda não é 100% de energias renováveis, no fim ainda poluem mais, para além da poluição que as baterias irão causar no fim da vida se não forem tratadas nos locais correctos."
Ou seja, uma nítida intenção de apoiar a continuação do uso dos combustíveis fósseis. Corrijam-me se fiz uma interpretação errada.
E que tal produção intensiva com espécies autóctones, como é o caso das oliveiras?