Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
While far-western Russia has been enjoying unusual “warmth” of late, central and eastern regions –so the majority of the transcontinental nation– have not been so fortunate.

Nação transcontinental esta a falar da Russia podes reportar se quiseres mas se não sabes ler e interpretar a culpa não é nossa

Nao interessa. O que está lá escrito nao é verdade.
 
Este tópico poderia ser um tópico de aprendizagem e discussão científica, mas em vez disso é um ringue de boxe onde só há picardia e nenhuma discussão que se aproveite. Parabéns àqueles que claramente estão a lançar o isco para desestabilizar o tópico, porque conseguiram bloqueá-lo, mas mais umas dessas e não serão bem vindos aqui e podem ir trollar para outro lado, talvez um fórum de teorias da conspiração ou algo assim.

Obrigado.
 
Obrigado por se ter reaberto o tópico.
Infelizmente não temos boas notícias.
Este ano não está a ser nada amigo.


IPMA>Media>Noticias
Resumo Climatológico de novembro de 2020


NOVEMBRO 2020 | MUITO QUENTE
2020-12-14 (IPMA)


O mês de novembro 2020 foi o mais quente do Globo e o 2º mais quente na Europa.

GLOBO E EUROPA
Ao nível do Globo o mês de novembro foi mais quente e na Europa foi o segundo mais quente desde que há registos (Figura 1).
Em relação à precipitação grande parte das regiões do globo estiveram com precipitação abaixo da média, incluindo a maior parte da Europa. No entanto, em algumas regiões, especialmente áreas da América do Norte e Filipinas foram afetadas por tempestades tropicais severas.

PORTUGAL CONTINENTALO mês de novembro, em Portugal continental, classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Foi o 10º novembro mais quente desde 1931 e o 2º mais quente desde 2000.


Verificaram-se os seguintes valores médios da temperatura do ar:

• valor médio da temperatura média: 13.68 °C, +1.31 °C em relação à normal 1971-2000;
• valor médio da temperatura mínima: 9.47 °C, +1.56 °C em relação ao normal, sendo o 12º valor mais alto desde 1931 e o 3º desde 2000;
• valor médio da temperatura máxima: 17.88 °C, +1.06 °C em relação ao normal, sendo o 12º valor mais alto desde 1931 e 0 6º desde 2000.


Durante o mês os valores diários da temperatura média do ar foram na maior parte dos dias superiores ao valor médio mensal, exceto no dia 4 e no período 23 a 29 de novembro.

O valor médio da quantidade de precipitação em novembro, 109.4 mm, foi igual ao valor normal 1971-2000. De destacar a precipitação forte que ocorreu na região Sul nos dias 25, 26 e 30 e que originou inundações nos distritos de Beja e Faro.

No final de novembro terminou a situação de seca que ainda se verificava no Baixo Alentejo e Algarve. Por outro lado na região do Minho e Douro Litoral verifica-se o aparecimento da classe de seca fraca devido aos baixos valores de precipitação que têm ocorrido nessa região.



 
Dezembro já me cheira que vai-se sair bem. Este parece-me um mês de Dezembro tão bom, como já não tínhamos há alguns anos. Ou estarei errado?

Quando chegará o impacto temporário da redução pandémica das emissões ao clima da Terra?

Na minha opinião, esta primeira quinzena de Dezembro choveu mais do que os últimos anos, com isto não estou a dizer que tenha chovido demais, os últimos anos é que tem sido secos e mornos.

Em relação á pandemia, apesar de ter existido uma significativa redução nas viagens aéreas, acho que (sem dados científicos para corrobar, apesar das notícias e estudos que foram saindo ao longo deste ano), de uma forma empírica, acho que não se vai notar grande diferença, até porque o impacto local e global é diferente, são demasiados os fatores envolvidos, por exemplo, se os países industrializados da Europa estão a tentar fazer um esforço em "serem mais amigos do ambiente", outros países em busca do seu desenvolvimento como por exemplo, Índia, Brasil, desequilibram a equação, por isso acho que não vai haver grande diferença...
 
A estimativa da redução está nos 2.4 mil milhões de toneladas.

As emissões anuais atuais rondam os 33/34 mil milhões de toneladas.

Há 20 anos atrás rondavam os 23/24 mil milhões de toneladas.

Não faz grande diferença. Até porque é do interesse da maioria haver recuperação económica.
 
Epb8So4XcAE8FCd
 

The final report on the global temperature for 2020 is scheduled to be published early in February 2021.

* Note that this figure (hence its rank in the record, either) is still subject to change, because at the moment of this announcement it is only a preliminary result that was calculated based on temperature observations for the period of January to November in 2020

---
txkXalA.png


oR2QcNh.png
 
2020 ended as the 2nd warmest year in the 42-year satellite tropospheric temperature record at +0.49 deg. C, behind the 2016 value of +0.53 deg. C.

Cooling in December was largest over land, with 1-month drop of 0.60 deg. C, which is the 6th largest drop out of 504 months. This is likely the result of the La Nina now in progress.

The linear warming trend since January, 1979 remains at +0.14 C/decade (+0.12 C/decade over the global-averaged oceans, and +0.18 C/decade over global-averaged land).

UAH Global Temperature Update for December 2020: +0.27 deg. C