Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
'Há 65 milhões de anos houve uma extinção em massa'

'Há 700 milhões de anos a Terra era mais quente'

Vou cunhar a 'síndrome da salvação tecnológica'. Havemos de arranjar tecnologia que nos salve da devastação ambiental, mesmo apesar de essa não ser (nem nunca ter sido) uma particularidade humana. Confunde-se tecnologia que melhora a qualidade/longevidade de vida com minimização do impacto ambiental -> https://www.ft.com/content/7beef24f-29a2-4683-8b30-b076528416c1

Stuart Crow, chair of Lake Resources, said western companies and governments had failed to build adequate supply chains for lithium, making the sudden boom in electric vehicle manufacturing unsustainable. “There simply isn’t going to be enough lithium on the face of the planet, regardless of who expands and who delivers, it just won’t be there,” he said. “The carmakers are starting to sense that maybe the battery makers aren’t going to be able to deliver.”

 

Mapa do Algarve e Andaluzia mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050​



Conclusões óbvias que se podem tirar de qualquer mapa topográfico em grande escala. Quanto à data, 2050, é subjectiva e talvez seja em pior cenário, mas não é possível ter certezas algumas no estado actual de conhecimentos, especialmente a nível de todos os efeitos de retroalimentação positiva.
 


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Última edição:
Nada de fatalismos. Previsões sazonais para as estações de transição por vezes são uma valente trampa.

A probabilidade desta previsão até Novembro é então normalmente baixa?
Este cenário põe de fora, claramente, o noroeste e grande parte do litoral oeste, mas as Beiras interiores e Alentejo estendo-se às bacias do Sado e baixo Tejo têm um sinal de aviso de condições de seca muito invulgares. Esperemos que esta previsão seja realmente uma "trampa", mas como é que passa um sinal vermelho deste calibre, tão isolado no contexto do resto da Europa? Não deveria haver um certo cuidado com a emissão de uma previsão que antecipa uma situação nada menos do que catastrófica para a agricultura destas zonas? Se isto for levado a sério, pode gerar o pânico e encorajar decisões dramáticas no sector agrícola destas regiões. :unsure:

o31r4GE.jpg