Mas Março não tinha ficado umas milesimas de grau acima da média? Pelo menos é o que o grafico das anomalias representa que está no topo desta página. Sinceramente cada vez percebo menos disto, acho que eles baralha-se todos e a nós tb, decidam-se quando à media do mês de Março de uma vez por todas.
Independentemente das anomalias que vão ocorrendo a nível meteorológico, as quais são inegáveis e incontestáveis, e independentemente também das suas causas, que me parecem também já incontestáveis, creio que importa sobretudo discorrer sobre os respectivos efeitos, sobretudo a médio e longo prazo. Na realidade, se La Niña recrudesceu, se a Ásia aqueceu e a África arrefeceu, não creio que devamos tomar nenhum de tais efeitos como tendências formadas. Pode muito bem acontecer que em próximas estações tais anomalias sejam contrariadas por efeitos diametralmente opostos, para não dizer ser fatal que tal ocorra. São os ciclos naturais, que independemente das tendências traçadas, não deixam de ocorrer, embora mesclados de real ou aparente anormalidade.
O que me parece agora mais importante verificar, se verificável, é qual o destino do clima perante a frequência e a tendência de tais anomalias. Eu estou convicto, e esta é a minha opinião, baseada sobretudo na análise de tudo quanto tenho lido sobre o assunto (e trata-se de opiniões profissionais testadas e desassombradas), de que a aceleração progressiva e já irreparável do aquecimento levará inevitavelmente, no que a nós nos toca, ao estancamento da corrente do golfo e à invasão oceânica da imensa massa polar fundida. A questão, para mim, não se põe, portanto, em "o que acontecerá?", mas sim em "quando acontecerá?".
Não duvido, portanto, de que nos espera uma re-edição da mini era glacial que ainda há poucos séculos atrás afectou os antepassados, antecedida de levas sucessivas anomalias que podem levar a pensar exactamente o contrário.
HS
Hoje apeteceu-me ir à net e retirar séries de dados que não fossem ainda correlacionados e fazer eu próprio o cruzamento de dados, criando gráficos e sobrepondo-os numa escala temporal.
Optei por não lhes sobrepor a "mão humana" com todo o seu CO2 e outros tantos gases de estufa.
Cruzei apenas:
- Nº de manchas solares
- Anomalia da temperatura média à escala global
- SOI - South Oscilation Index
Não acrescentei o NOI (North Oscilation Index) porque conclui que a sua oscilação é muito similar, com algumas disparidades pontuais devido à natureza da área de localização de um e de outro (no SOI a influencia é mais oceânica, de clima mais tropical e com influência das Monções Asiáticas).
Pude constatar o seguinte:
1- A resposta reflectida na tendência da temperatura média global aos efeitos Actividade Solar e Fenómenos "La Niña e El Niño" está sempre um pouco desfazada em 1 ou 2 anos dos acontecimentos que pensamos influenciá-la.
2- Estamos num periodo mínimo de actividade solar, que se está prolongando algo mais que o normal.
3- O fenómeno "La Niña" está enfraquecendo, embora permaneça ainda nos próximos meses.
4- O fenómeno "La Niña" parece coexistir com pequenos "El Niño" de menor relevância.
5- Parece-me que os fenómenos "El Niño" e "La Niña" têm um efeito maior na variabilidade da temperatura média global do que a própria actividade solar.
Digo isto porque, no último "El Niño" já a actividade solar estava bastante reduzida ainda decrescendo, e a temperatura média global continuou subindo por 2 anos.
6- Com a sobreposição do fenómeno "La Niña" actual e com a actividade solar mais baixa desde há décadas, a temperatura média global parece ter decrescido mais bruscamente.
O que se espera nos próximos anos? A minha opinião é que:
1- O efeito "La Niña" dará lugar ao efeito "El Niño" talvez em 2009
2- A curva da actividade solar no mínimo de há 26 anos, irá inflectir dando início a um novo ciclo solar já este ano, pois este periodo mínimo de actividade solar está-se prolongando muito mais que o normal de acordo com o passado (200 anos de observações).
3- Penso que com um "La Niña" neutral com um regresso da actividade solar, considerando alguma inércia verificada nas últimas décadas, teremos provavelmente um 2008 e 2009 mais frios, inflectindo em 2009 (se houver "El Niño") aguardando um 2010 mais quente que o normal. Atenção: por ser mais quente ou mais frio, não significa que o seja por todo o globo!
Ver:
- http://www.Metsul.com
- http://www.pfeg.noaa.gov/research/pu...rimary/NOI.pdf
"The Northern Oscillation Index (NOI): A new climate index
44 for the northeast Pacific
45 F.B. Schwing a,∗, T. Murphree b, P.M. Green c"
1- A resposta reflectida na tendência da temperatura média global aos efeitos Actividade Solar e Fenómenos "La Niña e El Niño" está sempre um pouco desfazada em 1 ou 2 anos dos acontecimentos que pensamos influenciá-la.
De resto, devo dizer que já vi e revi a animação e não consigo perceber onde está a alteração tão significativa na velocidade da corrente de que vocês falam (note-se que as cores representam o valor da velocidade da corrente e não a temperatura).
Eu já nada digo enjoy porque raio o aquecimento parou agora ?? então não era imparável nos próximos 200 anos mesmo que acabassemos com todas as emissões de CO2 neste momento já não percebo nada disto
According to Josh Willis, JPL oceanographer and climate scientist, ‘These natural climate phenomena can sometimes hide global warming caused by human activities. Or they can have the opposite effect of accentuating it.'"
In other words, CO2 is secretly warming the planet. Or not.
Estas duas últimas frases deverão ser lidas com atenção!! O "aquecimento global" continua lá, ainda que "mascarado"!! Ou não!!!
Acho que acaba por deixar tudo em aberto....