Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Fala-se muito em CO2 mas menos no metano. Este artigo do Público ajuda a entender melhor o perigo deste gás se em excesso na nossa atmosfera. Obrigado pela partilha.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
E com o degelo do permafrost é libertado para a atmosfera muito metano.
 
Desde que não seja à custa das vacas tudo bem!

O CO2 tem sido uma arma de arremesso, mas a questão dos gases com efeito de estufa tem de voltar a ser colocado seriamente em cima da mesa.
Sabe-se que a China continua a fabricar em grande escala gases, que depois são colocados em circulação no sector automóvel e de refrigeração por todo o mundo. Há um mercado "valioso" de importação ilegal deste gás.
O metano é outro gás que se sabe do seu efeito perigoso se emitido em grande quantidade. As vacas, com os seus perniciosos intestinos são saco de pancada, talvez uma diversão para muitos. Esse problema está afastado desde a pandemia. Agora as emissões de uma país como a China, sim, são importantes neste campo. O permafrost está a descongelar mais tempo do que há 50 anos atrás. A libertação de metano está aumentada. Urge mais estudos sobre o ciclo de libertação e captura deste gás, para sabermos exactamente o seu efeito real.
 
Última edição:

 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
2025-01-13 (IPMA)
Encontra-se disponível o resumo do Boletim Climatológico Anual referente ao ano de 2024.
Globo:
- 2024 foi o ano mais quente desde 1850, considerando os dados de temperatura média global, tornando-se o primeiro ano com uma temperatura média superior a 1,5°C acima do nível pré-industrial - um limiar estabelecido pelo Acordo de Paris para reduzir significativamente os riscos e os impactos das alterações climáticas;
- Os últimos dez anos foram os mais quentes desde que há registos.

Europa:
- 2024 foi o ano mais quente já registado na Europa, com uma temperatura média de 10.69°C; +0.28°C superior ao ano mais quente anterior, 2020.

 
Última edição:
Interessante.

Este outono tive cá em casa um bando de estorninhos como ainda não tinha visto (estou aqui há 21 anos).
Sempre tive videiras, mas este ano atacaram FORTE E FEIO as ditas, felizmente deixei de produzir vinho. A colheita aqui sempre foi tardia, até fim da primeira semana de outubro, e não tinha visto estorninhos a atacar a uva até este ano.
Para além da uva, também me atacaram a macieira até final de outubro, muita maçã (tardia, 6 variedades na mesma árvore) colhi-as esburacadas na zona superior, por esse motivo não sabia que tanta maçã estava já estragada...

No verão é normal pequenos bandos de estorninhos na zona, no outono só de passagem os via. Veremos se foi só este ano.
 
Última edição: