irpsit
Cumulonimbus
Vamos ser SINCEROS.
Todos sabemos que existem registos oficiais desde há 100-150 anos.
Todos sabemos que existe uma tendência de aquecimento.
Que clima conhecíamos há 10 ou 20 anos em Portugal, quando erámos mais novos?
Eu lembro-me de muito mais geada, mais neve, mais frio, menos calor no Verão e mais nevoeiros no Verão, e sibretudo muito mais precipitação.
Os mais velhos dizem o mesmo.
Será que custa tanto desenterrar a cabeça da areia?
Vamos olhar para os *nossos registos* nos últimos anos e meses.
Que dizem as médias?
Existem alguns meses mais frios que o normal, mas no global, existem mais meses com temperaturas superiores ao normal, e as médias anuais continuam superiores.
E a precipitação?
Tirando estar a ser mais extrema e concentrada, no global, existe cada vez menos precipitação.
Eu estou agora a viver na Europa Central. Que observo cá?
O mesmo!
Os velhos dizem-me o mesmo.
Os habitantes dos Alpes dizem o mesmo.
Os efeitos nos glaciares (ao contrário daquelas parvoíces que mostram glaciares a aumentar) estão a desaparecer incrivelmente. Eu vi com os meus olhos, que mais provas faltam?
Custa tanto desenterrar a cabeça e enfrentar o problema?
Se não acreditam façam uma visita aos glaciares dos Alpes, pois a cada ano que passa (se vocês forem 3 ou 4 anos consecutivos) vêm a diferença de redução notória de ano para ano.
Sinceramente perco a paciência com todos os cépticos que confiam mais em websites que na observação da realidade.
Custa tanto assim a reduzir a nossa perturbação na natureza?
A terminar com a atitude arrogante de dominar o planeta e estragá-lo?
Não ficam preocupados com o futuro?
Basta mudar hábitos.
E claro é natural quando o tempo está muito quente numa parte da Europa, que outra tena períodos mais frios que o normal. A atmosfera funciona assim. Mas no global, os trends são de subida de temperatura. Pelo menos até agora.
Em Viena dos últimos seis meses, só Janeiro teve temperaturas na média. Não houve um único mês com temperaturas inferiores ao normal. Todos foram superiores. E Abril regista até agora temperaturas 8º superiores ao normal!
Todos sabemos que existem registos oficiais desde há 100-150 anos.
Todos sabemos que existe uma tendência de aquecimento.
Que clima conhecíamos há 10 ou 20 anos em Portugal, quando erámos mais novos?
Eu lembro-me de muito mais geada, mais neve, mais frio, menos calor no Verão e mais nevoeiros no Verão, e sibretudo muito mais precipitação.
Os mais velhos dizem o mesmo.
Será que custa tanto desenterrar a cabeça da areia?
Vamos olhar para os *nossos registos* nos últimos anos e meses.
Que dizem as médias?
Existem alguns meses mais frios que o normal, mas no global, existem mais meses com temperaturas superiores ao normal, e as médias anuais continuam superiores.
E a precipitação?
Tirando estar a ser mais extrema e concentrada, no global, existe cada vez menos precipitação.
Eu estou agora a viver na Europa Central. Que observo cá?
O mesmo!
Os velhos dizem-me o mesmo.
Os habitantes dos Alpes dizem o mesmo.
Os efeitos nos glaciares (ao contrário daquelas parvoíces que mostram glaciares a aumentar) estão a desaparecer incrivelmente. Eu vi com os meus olhos, que mais provas faltam?
Custa tanto desenterrar a cabeça e enfrentar o problema?
Se não acreditam façam uma visita aos glaciares dos Alpes, pois a cada ano que passa (se vocês forem 3 ou 4 anos consecutivos) vêm a diferença de redução notória de ano para ano.
Sinceramente perco a paciência com todos os cépticos que confiam mais em websites que na observação da realidade.
Custa tanto assim a reduzir a nossa perturbação na natureza?
A terminar com a atitude arrogante de dominar o planeta e estragá-lo?
Não ficam preocupados com o futuro?
Basta mudar hábitos.
E claro é natural quando o tempo está muito quente numa parte da Europa, que outra tena períodos mais frios que o normal. A atmosfera funciona assim. Mas no global, os trends são de subida de temperatura. Pelo menos até agora.
Em Viena dos últimos seis meses, só Janeiro teve temperaturas na média. Não houve um único mês com temperaturas inferiores ao normal. Todos foram superiores. E Abril regista até agora temperaturas 8º superiores ao normal!