Meti-me em seara alheia e pronto : -deu nisto.
Peço desculpa por ter ousado comparar o incomparável,
com a agravante de ter falado apenas dos últimos 13 anos,
numa temática destas.
Não há azar nenhum, apenas chamei a atenção que estavam a comparar coisas diferentes, pois alguém menos familiarizado com o assunto certamente que ficaria baralhado com gráficos tão diferentes. Aliás, tem muito mais lógica analisar o ACE que colocou aqui pois o número de tempestades é uma métrica com pouco ou nenhum valor, presumo que é fácil de perceber porquê, um grande furacão com uma semana de vida não pode ser quantificado da mesma forma que uma pequena tempestade tropical que viveu um dia por exemplo
Mas neste caso, pelo menos, poder-se-á comparar a minha ignorância com a sabedoria dos homens do tempo ,que hoje nos afiançam previsões para 50 ou 100 anos?
Pois é...
Apanhado 2ª vez a comparar o incomparável...
Caro nimboestrato, eu já repetidas vezes tentei dar a minha opinião pessoal neste assunto, que diga-se, já me satura e cansa até à exaustão principalmente pela hostilidade que volta e meia se levanta entre os extremos e que repetidas vezes acaba até na má educação em que até eu próprio acabo por cair tal a irritação. A poeira que cada lado levanta é tanta que me vejo com muitas dificuldades em tentar ver alguma luz e já estou cansado de tanto esfregar os olhos.
Eu também tenho muitas dúvidas, já o disse muitas vezes, eu não gosto do alarmismo de algumas correntes que muitas vezes resvala também para o exagero e manipulação, eu tenho algumas dúvidas sobre a fiabilidade da paleoclimatologia sobretudo a reconstrução de temperaturas a partir dos aneis das árvores, tenho algumas dúvidas por exemplo no "ponto de partida" da subida das temperaturas ter sido numa altura de temperaturas anormalmente baixas por influência vulcânica e solar, também sigo com atenção os debates sobre os ciclos solares, tenho também algumas dúvidas se parte do aquecimento recente não se deve a fraca actividade vulcânica nas décadas recentes, e finalmente tenho as naturais dúvidas sobre a modelagem climática.
Portanto eu sou igual a tantos outros que tem dúvidas, perfeitamente compreensíveis num assunto tão complexo como é o clima da Terra ao longo dos milénios. A ciência é um processo dinâmico, o que era certo hoje amanhã pode estar errado, daqui a bocado até vou colocar no fórum os resultados de um estudo sobre as grandes circulações oceânicas que pode pôr em causa tudo aquilo que pensávamos que estava certo até aqui. A ciência é isso mesmo, um processo contínuo.
Mas aquilo que eu não suporto é a desinformação e a pseudociência, são as pessoas que constantemente repetem argumentos errados e mil vezes desmontados e mesmo assim insistem em lançar a mesma poeira por motivações que não compreendo, as pessoas que dizem por vezes os maiores disparates de forma manipulatoria, as pessoas que acham que acabou o aquecimento global porque está a nevar no bairro onde vivem, as pessoas que dizem em euforia que está a nevar num local qualquer em África e é uma normalíssima trovoada com granizo, as pessoas que escrevem estudos ou pseudoestudos mas não os submetem ao processo cientifico para serem escrutinados, as pessoas que escrevem toneladas de coisas nesta temática mas percebem menos de climatologia do que alguns miúdos de 15 anos que há neste fórum e finalmente as pessoas que acham que a Internet é uma bíblia e tudo o que vem escrito em qualquer lado é a verdade só porque vem de encontro às suas opiniões, sendo que hoje a Internet é uma gigantesca fonte de informação mas também de desinformação e que muitas pessoas infelizmente não tem capacidade crítica nem cultura cientifica para filtrar a informação que digerem.