Não tenho uma opinião muito vincada sobre este assunto,porque tenho poucos factos sérios com que me basear,mas reparo nalgumas coisas..
Penso que quem olha para as alterações climáticas em Portugal nos últimos anos(10/20) não tem muitas hipóteses de se fundamentar nelas para dizer que estamos em presença de aquecimento ou arrefecimento global. Porque quem fala que os útimos 2 verões foram muito frescos, depois temos o Verão de 2003 que foi o mais quente de sempre, com uma das maiores vagas de calor de sempre, onde se bateram vários recordes.
A anormalidade que é termos 23 graus em Lisboa em pleno Janeiro! Eu que estive em carcavelos nessa tarde, às 2 da tarde podia-se fazer praia.
Algo estranho também este ano termos quase 30 graus no início de Março,ou seja ainda no Inverno.
O Outono propriamente de frio e chuva muitos dos últimos anos tem começado mais tarde. Só em Novembro...
Depois no outro lado da moeda o facto de ter nevado em Lisboa 2 anos seguidos.
Isto tudo porque me faz alguma confusão quando se fala de fenómenos em Portugal muito estranhos:" ai ai que está tanto frio em Maio... O arrefecimento global está ai" O calor em Março já não interessa...
Ou seja o que se pode reparar é num clima menos estável e com mais fenómenos surpresa e estações completamente trocadas. Onde a poluição pode ter um efeito muito grande, que aí sim tenho a certeza absoluta que é um factor a ter em conta que deve ser respeitado e não esquecido( Ai o Al Gore faz bem na sua posição de defesa séria ao Ambiente. Muito melhor exagerar e depois não se passar nada do que não fazer nada e depois já ser tarde de mais).
Muito bom ler argumentos de degelo no ártico, aumento de furacões, aumento do nível da água, relacionando estes factos com a possibilidade de estarmos em aquecimento global ou não, que aí sim são factores que podem ajudar para perceber este assunto.
É sem dúvida um tema muito interessante este.