Acho que nunca postei nada neste tópico. Acho que a esmagadora maioria dos estudos pró e contra aquecimento global estão desvirtuados por outros interesses, e é difícil para quem não está muito por dentro do assunto conseguir filtrar a propaganda da ciência. O caso dos mails roubados é grave, mas não será único, neste momento já todos os estudiosos do tema, incluindo os da outra facção, devem ter as suas caixas de mail bem vazias, não vá o diabo tecê-las.
É inegável que houve aquecimento global ao nível do planeta nos últimos anos. É um facto e factos não se discutem, portanto não percebo o porquê da discussão acerca da notícia dada pelo IM. Será o AG antropogénico? Na minha opinião uma parte é outra não é.
É óbvio que um aumento da concentração de CO2 e outros gases de efeito estufa na atmosfera aumenta as temperaturas. Será suficiente para aumentar tanto? Não creio. Serão os estudos feitos que apontam para grandes aumentos de temperatura, 5, 7 até já 9ºC em menos de um século já eu ouvi, reais e honestos? Duvido. Terá a acção humana contribuído para parte do aumento da temperatura global? Sem dúvidas.
Decorre neste momento a cimeira de Copenhaga, denominada cimeira do clima. Não deveria ser só do clima, deveria ser a cimeira do respeito para com o planeta, do respeito para com os povos que menos poluem, e menos usufruem dos ganhos que se obtêm a poluir, do respeito para com as outras espécies que habitam o planeta, e acima de tudo, do respeito para com cada um de nós, inclusive para com aqueles que vão a Copenhaga para discutir economia, e para inventar maneiras de meter mais dinheiro ao bolso, que é a maioria. Independentemente do seu efeito no clima é inegável que a concentração de gases nocivos na atmosfera é nefasta, provocando doenças, smogs nas grandes cidades, má qualidade de vida, etc, e é necessário fazer algo para contrariar o aumento das suas concentrações.
O que vai sair dessa cimeira? Nada de jeito. Quem polui paga, mas o CO2 vai para a atmosfera na mesma. Os ambientalistas acríticos tocam tambor, as prostitutas de Copenhaga dão borlas, financiadas pelo estado, os jornalistas têm notícias sem precisar de inventar nada nem violar o segredo de justiça e a desflorestação continuará, as empresas mais poderosas começarão a investir nas energias limpas, e ganham mais dinheiro a vender equipamentos que substituirão os que venderam anteriormente que não são tão limpos, os políticos lá presentes ganham votos porque parecem modernos e virados para o futuro, os cientistas continuarão a fazer estudos para chegarem às conclusões ditadas por quem lhes paga, e ficamos todos felizes e contentes porque vamos reduzir as emissões de CO2 em 0,0001%.