Fernandobrasil, qual é a frase onde eu falo do tempo?!
Por exemplo. esta:
PauloH escreveu....A vida é um processo cujo aumento de entropia nos dá a sensação de ser lento (envelhecemos), pois somos um sistema quase fechado e que sobrevive
Paulo, não sei qual a expressão utilizada em Portugal para mantermos a discussão amigável, no Brasil a expressão adequada é , na boa (amizade).
Então, na boa.
Pode parecer idiotice...(detesto escrever textos longos)....vamos as conclusões.
a- Você concorda e eu também estou de acordo que a variação de massa na atmosfera é mínima (digamos, desprezível).
b- Sendo o item a (parcialmente) verdadeiro, logo, a massa da atmosfera é constante.
c- Sendo o item b verdadeiro e considerando que não houve variação significativa da aceleração da gravidade nos últimos 150 anos, e mais se tudo isto for verdadeiro, não houve e não há variação da pressão.
Resumindo: Se g (m/s^2)é o mesma e massa da atmosfera é a mesma (kg). A força peso,por consequência, é a mesma, como o aquecimento global (fato) antropogênico ou não, creio, não alterou de modo significativo a área do planeta. Assim, não houve alteração na pressão (como você gosta, pascal).
Estamos diante de um processo isobárico em um sistema que permite troca de energia....(concordamos que o fluxo de matéria é desprezível, esperamos).
Neste ponto é que começam os problemas.
Sobraram duas variáveis (considerando que a variação de n também é desprezível).
V....volume
T....temperatura.
O volume: aumentou (fato).
A temperatura: aumentou (fato).
Well, se você colocar o CO2 como vilão (agora, utilizando teorias de Hansen e companhia) tentando simplificar (o decréscimo da pressão com a altitude e o livre percurso das moléculas de CO2) levaria a uma mancha de superaquecimento a 600mb...coisa que nem satélites e sondagens acharam.
Não sei exatamente o quanto podemos aprofundar esta discussão, mas dentro dos meus conhecimentos eu concluo:
a- Existe uma aquecimento global nos últimos 150 anos.
b- Não há elementos para provar que a causa é o CO2 e muito menos antropogênica.
c- Toda questão política e religiosa que muito permeia o tema deve ser abandonada.
d- Apesar de toda discussão não vejo diferença significativa de medições feitas pelos satélites com os lamentáveis (política GISS/TEMP & Cia).
Enfim, o único elemento significativo é a formação e distribuição de nuvens.
abraços,
PS:
que se dane baleias, ursos pandas, ursos polares, golfinhos, focas, leões marinhos, leões africanos, tigres, e demais bichos fofinhos,,,,,,(apenas lamentações e provacações).