Não li as mensagens passadas, já é um tópico longo e talvez já tenham dito o mesmo, mas em relação a Novembros frios, etc, isso é relativo, por ser demasiado local e, paradoxalmente, frio não significa que o planeta esteja mais frio no geral. Até será possível haver uma anomalia de frio na zona do Atlântico Norte, num cenário de maior aquecimento.
Este é um tema que já acompanho diariamente à anos. A minha opinião é mutável, uma vez que sou apenas amador e não estou em condições de ter certezas muito fixas. Já passei pela fase de acreditar que afinal era tudo uma conspiração global, mas pensando melhor e pesquisando mais um pouco, essa teoria começou a perder sentido.
É verdade que pode haver uma certa paranóia transmitida pelos media e partilhada por muitos leigos, mas talvez até seja bom que ela exista. Acho que o assunto não deve ser abordado de forma simplista e desinportada. Associar um Sandy directamente ao aquecimento global pode ser precipitado, mas é algo que prevê-se ser mais comum, logo também não deve ser automaticamente descartado qualquer tipo de associação entre os dois fenómenos.
Sobre o assunto das tempestades de neve e frio. Até é expectável que sejam mais comuns, especialmente no hemisfério norte. A diferença de temperaturas entre o Árctico e as latitudes mais baixas está a diminuir. Provavelmente devido ao facto de o Árctico estar a aquecer muito mais depressa. Esse equílibrio de temperaturas entre as duas regiões origina um abrandamento do jet stream, fazendo com que, por vezes, ele se torne mais ondulante e possa originar periodos mais prolongados de frio, ou de calor.
Fica aqui um vídeo a explicar esse fenómeno: