Cm3pt, há umas quantas afirmações falsas no teu comentário!
Em relação à 1000 anos atrás e ao máximo medieval:
"Vinho na Islândia" mas que tolice !!!!!!!!
Vivo na Islândia, sei muito bem como era o clima há 1000 anos atrás, quando os vikings estavam a colonizar a Islândia. Era um clima similar ao de hoje em dia, havia cultura de cevada e centeio como há hoje em dia, mas vinho teria sido absolutamente impossível! (Já vou explicar por que é que a temperatura era similar)
Vinho, só se os vikings tivessem estufas, e mesmo assim duvido! (eu nem nas estufas consigo produzir vinho)
Devias querer dizer que o vinho há 1000 anos atrás era cultivado no sul da Inglaterra. Ah, isso sim. Hoje em dia, ainda só é cultivado até ao norte de França. Aí vejo uma possível prova do que o clima actualmente no sul da Inglaterra ainda é mais frio do que era há 1000 anos atrás.
Uma maneira de comparar a temperatura em 1000 AC com a temperatura actual é estudar a posição dos glaciares. Há mil atrás, estavam aproximadamente como hoje em dia. Por volta de 1800, os glaciares estavam dezenas de kms mais avançados. Hoje recuam a 1km por ano. Em breve, os glaciares estarão mais recuados do que há 1000 anos atrás. Isso mostra, que pelo menos na Islândia, o máximo térmico medieval é similar à temperatura de hoje em dia. Pelo menos na Islândia.
"Gronelândia" "terra verde, pastagens verdes" bem, hoje em dia existem pastagens verdes (e "terra verde" na Gronelândia, mas só na costa,, pois o interior está glaciado. E bastam umas dezenas de kms para interior, e de verde já não tens nada. Nem agora, nem há 1000 anos.
Há 1000 anos atrás, a situação era similar, possivelmente até teve décadas de temperatura superior à de hoje em dia, já que há mais relatos de agricultura desse tempo. Mas a maioria da Gronelândia estava glaciado, quase de forma idêntica à de hoje em dia! Não digas que eram "terras verdes". O nome foi uma piada dos vikings para atrair mais pessoas. A Islândia é uma terra bem mais verde do que a Gronelândia. Tanto há 1000 anos, como hoje em dia, as pastagens só são possíveis junto à costa e no extremo sul do país. O resto da ilha era (e ainda é) um deserto de tundra e glaciar.
Na idade medieval, o clima tornou-se bem mais frio, e as pastagens eram impossíveis na Gronelândia, mesmo junto à costa e no extremo sul. Mas consigo admitir que o clima do sul da Gronelândia pudesse ser ligeiramente mais ameno há 1000 anos atrás, mas seria uma diferença pequena.
Já agora, e para curiosidade, o cultivo de centeio e cevada na Islândia só voltou a ser possível depois dos anos 80. Imagine-se!
E em 2013, o cultivo de cereais falhou de novo. Ainda só é possível nos anos mais quentes. Vinho é uma inteira impossibilidade. Não sei se há 1000 anos, o cultivo de cevada era uma coisa que funcionava todos os anos, ou se falhava de vez em quando, como ocorre hoje em dia. Mas dos cereais, só seria cevada, aveia e centeio, de acordo com os dados históricos dos tempos vikings. Nada de milho, ou vinho. Em Islândia, o termo para cevada é "corn", portanto induz em erro as pessoas.
Por outro lado, a afirmação de alguém que as mudanças actuais são "10 mil vezes superiores" às do passado, é outra barbaridade, no sentido oposto.
Muitas barbaridades são ditas nestes debates. Vamos falar de factos e vez de exageros sem pés nem cabeça.
Desculpe estar a discordar de si, até concordo com algumas coisas que diz, nomeadamente que não se pode excluir que haja aquecimento global por causa da vaga de frio na América do Norte. Mas há uma afirmação que fez que não está correcta (e não se trata de uma questão de opinião, são factos): o ritmo que as alterações estão a ocorrer é 10 mil vezes superior a qualquer oscilação no passado. Mesmo descontando o exagero do dez mil, a afirmação é incorrecta. Entre os anos 1000 e 1300 DC as temperaturas eram mais elevadas que hoje (optimo climatico medieval). Repare-se em dois exemplos: era cultivado vinho na Islândia (o que hoje é impossível) e a Gronelândia era chamada precisamente "Groenland" (terra verde, em dinamarques), pelos vikings, devido às suas pastagens verdes. Hoje mesmo junto à costa, a Gronelândia é um mar de gelo. E há antigas aldeias alpinas que eram habitadas na época e que foram depois ocupadas por glaciares.