Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
E já de vez, uma imagem de 2013:

3OklQoS.jpg


NASA
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Por outras palavras, a poluição está a diminuir a radiação solar que atinge a superfície, reduzindo assim(?) um aumento brusco das temperaturas associada à elevada concentração do CO2 (sim, depende de outros factores mas é só para dar uma ideia). Curiosamente, já vi em alguns locais que a Austrália tem uma das mais elevadas taxas de cancro de pele no mundo. A poluição é relativamente reduzida lá. Para 'bronzes' é excelente.
 
Seria interessante incluir também os dados no interior dos Círculos Polares, onde a extensão de gelo aumentou consideravelmente durante o ano passado. Provavelmente o aspecto não seria tão avermelhado.

Não incluem nem vão incluir esses dados, e vá lá saber-se a razão do mesmo, e quando falam na temperatura média global, esses mesmo valores são excluídos.
 
Animação extremamente interessante acerca do gelo ártico. Tenta responder à contradição entre a extensão do gelo e o aquecimento global. A dimensão pode aumentar mas a idade do gelo (e respetiva espessura) tem vindo gradualmente a diminuir:



BI

Provavelmente haverá mais volatilidade na extensão do gelo nos próximos anos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Curiosamente, já vi em alguns locais que a Austrália tem uma das mais elevadas taxas de cancro de pele no mundo. A poluição é relativamente reduzida lá. Para 'bronzes' é excelente.

Essa taxa de cancro incide sobre as populações de pele branca, com pouca pigmentação. Recordemos que as populações autóctones do território australiano são de pele muito escura, perfeitamente adaptadas às características de insolação e radiação UV.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Alguém já ouviu a falar alguma coisa sobre o arrefecimento global, defendido pelo Habibullo Abdusamatov e pela The Space an Science Research Corporation? Pelo que percebi a atividade solar está muito mais baixa do que o normal, fala-se também no arrefecimento do Oceano Atlântico. Andei a pesquisar muito e por acaso encontrei e li artigos muito interessantes, neste assunto nem defendo uma teoria nem a outra, mas o mais curioso, é existir dados favoráveis a isso acontecer, é só uma opinião.

O comportamento superficial das temperaturas oceânicas é irrelevante como medida do aquecimento global, e as temperaturas atmosféricas ainda mais irrelevantes são. A subida do nível dos mares é que é a única medida fidedigna da acumulação de calor do globo e do comportamento global da água no estado sólido. Se os gelos da Antártida aumentam ou se a calote ártica diminui mais ou menos depressa, é irrelevante. Tudo são flutuações locais. Mas globalmente o volume de água no estado sólido está a diminuir. O grande armazém de calor é o oceano, com uma capacidade de armazenamento imensamente maior que a atmosfera e com uma dinâmica interna proporcionalmente menos conhecida.
A medida do aquecimento global tem de ser monitorizada pela subida do nível dos mares, e acontece que é até a monitorização mais fácil de todas e que qualquer habitante em qualquer litoral do globo pode verificar. O nível dos mares esteve e está a subir. Tudo o resto são efeitos da transferência do calor armazenado pelo oceano que está portanto em aumento. Essa transferência para a atmosfera não é linear, é articulada com inúmeros outros efeitos, actividade solar, flutuações climáticas de longo prazo ou de curto prazo, comportamento das correntes oceânicas, cobertura nebulosa e de neve e gelo, regimes de ventos, erupções vulcânicas, poluição antropogénica, etc. Cada grupo de interesses fixa-se sobre um destes temas e defende as suas ideias sobre a sua influência conforme lhes convém. Mas ninguém discute o único facto impossível de refutar: o nível dos oceanos está a subir. Ponto final.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar