hurricane
Cumulonimbus
Eu acho que o título deste tópico devia deixar de ter um ponto de interrogação. As evidências são mais que óbvias.
um ano com pouca neve e é o Apocalipse, em svalbard não falta neve
por acaso não a atmosfera é um sistema enorme e não reage de um dia para o outro e é esse o maior problema pois mesmo que se pare hoje tudo que provoca o aquecimento o clima vai continuar a mudar até atingir um equilíbrioPois, o aquecimento global não acontece de um dia para outro
Quando houve a idade do gelo era culpa do homem também? Padrões climáticos e nada mais que isso, teorias serão sempre inventadas pelo Homem.por acaso não a atmosfera é um sistema enorme e não reage de um dia para o outro e é esse o maior problema pois mesmo que se pare hoje tudo que provoca o aquecimento o clima vai continuar a mudar até atingir um equilíbrio
Quando houve a idade do gelo era culpa do homem também? Padrões climáticos e nada mais que isso, teorias serão sempre inventadas pelo Homem.
Concordo. Só não vê essas alterações quem não quer!Pensava que os céticos já tinham visto as evidências mas parece que não. Recordes de temperatura alta por todo o Hemisfério Norte não é suficiente?
o el niño é um fenómeno natural e ciclo e já existe há muito tempo ainda construíamos pirâmides e já ele dava dores de cabeça e a sua existência nada tem a ver com com o aquecimento. o aquecimento é algo bem mais abrangente parece que só se focam em coisas normais. A terra e o clima têm ciclos que extravasam os ciclos humanos e todos contribuem para os padrões climáticos, o que são 100 anos que um homem pode viver com a precessão que demora 26 000 ou o sol com um ciclo de 12 e que não se sabe se terá outro, ou a variação da orbita da terra e que todos se sincronizam em diferentes alturas. Para não terem duvidas EU ACREDITO NO AQUECIMENTO mas não por este ser um verão mais quente que é logo o aquecimento. Até porque pelos dados com as alterações climatéricas prevê-se que o inverno se torne mais rigoroso e frioEu acho que também é óbvio a influência do " El nino " no clima nos últimos tempos.
E trata - se de um fenómeno natural estudado e comprovado cientificamente.
É verdade, para nossa pouca sorte, os fenómenos naturais também exercem a sua influência, além dos provocados pelo homem. E também a grande escala e em poucos meses.
Só espero que quando voltarmos a ter fenómenos extremos ( ondas de frio incluídas) , ninguém esqueca este tópico e continue a postar aqui, vendo isso também como uma consequência das alterações climáticas.
Já agora, o termo aquecimento global está a ser abandonado pela ciência. O termo correto é fenómeno das alterações climáticas.
sem querer ser indelicado sempre ditou, Portugal e a Espanha são fortemente influenciados pois dois grandes sistemas o AA dos Açores e o os ventos do Sahara dai que esta reportagem feita por um canal que puxa o sensacionalismo (se bem que menos que a CMTV) não ajudam muito a verdade