Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
E, quando se fala em clima da Península Ibérica, deve diferenciar -se o Norte da PI do Sul da PI. É que não têm o mesmo clima. Estamos a falar de uma região com cerca de 600.00 km quadrados, com umas caraterísticas de relevo impressionantes e talvez únicas na Europa, com regiões a muitas centenas de km do mar. Há até quem diga que a PI é um pequeno continente. Falar no "clima da PI "é das coisas mais patéticas e redutoras.
A PI tem muitos climas diferentes, muitos povos diferentes.

Zonas onde quase não chove e outras onde chove ao longo de todo o ano, zonas onde nevar é uma miragem e outras onde caem muitos metros de neve, zonas que atingem os 45 graus no verão e outras que atingem os 20 negativos no inverno, e muito mais havia para comparar.

O clima do Norte de África influencia o nosso clima e vai continuar a influenciar. Como também influencia o AA , as massas de ar continental também nos influenciam. Como também a circulação atlântica nos influencia ( quando a zonal baixar em latitude , vai chover no Norte e Centro que nunca mais pára) .
 
Temperatura 30 ºC acima do normal para esta época do ano no Pólo Norte – Língua de ar subtropical a atingir o Pólo Norte esta Quarta-feira, provocando uma subida de temperatura em toda a Europa Ocidental e Central (temperatura aos 850 hPa, aproximadamente a 1 500 metros de altitude).

30.12.2015_850hpa.JPG
 
Inverno 30 graus mais quente no Polo Norte

É caso para dizer que "o tempo está louco". As temperaturas no Polo Norte estavam esta quarta-feira perto dos dois graus Celsius, mais altas dos que os habituais 30 negativos que se fazem sentir na região durante esta época.

As temperaturas no Polo Norte aproximaram-se dos dois graus por causa da tempestade que passou pelos Estados Unidos, causando tornados mortais, e estão também relacionadas com as fortes chuvas que esta semana causaram centenas de inundações no Reino Unido, segundo dados revelados pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

O especialista do jornal "Washington Post" Jason Samenow diz que que a "onda de ar quente que forma uma linha reta em direção ao Polo Norte é algo impressionante".

A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos afirma que o aquecimento da atmosfera na região do Ártico ocorre em níveis duas vezes mais rápidos do que em qualquer outra parte do mundo.

As temperaturas no Polo Norte devem voltar aos valores habituais já a partir desta sexta-feira.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4959762
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
De uma coisa estou convicto, e lamento que poucos vejam isto. O sobreiro em parte do país morreu ou vai morrer. Se não houver uma tomada de consciência da necessidade de mudar a cultura do sobreiro para latitudes mais setentrionais teremos uma catástrofe económica aliada à ecológica em curso. E a mortandade maciça começa em 2004/2005.
 
De uma coisa estou convicto, e lamento que poucos vejam isto. O sobreiro em parte do país morreu ou vai morrer. Se não houver uma tomada de consciência da necessidade de mudar a cultura do sobreiro para latitudes mais setentrionais teremos uma catástrofe económica aliada à ecológica em curso. E a mortandade maciça começa em 2004/2005.
Não é só com os sobreiros a repopulação de linces também esta a ser feito de modo cego sem se avaliar em que condições esta o habitat e não fizeram estudos para avaliar novas áreas
 
Evolución del glaciar de la Maladeta (Pirineos Aragoneses, provincia de Huesca) durante los últimos 200 años:



Comparación 1871 vs 2013

150003-944-837.jpg


Imagen de 1998

1998-Control-de-glaciares.-Maladeta.jpg


1857 vs 2007

5143314895_5c283772c3_o.jpg


Actualmente tiene una superficie aproximada de 37 ha y entre 35 y 40 metros de espesor máximo. Espesores de hielo actuales:

34j7z8w.jpg


Nota: No confundir el glaciar de la Madaleta con el del Aneto, son glaciares diferentes.
 
Segundo um estudo de investigadores britânicos e publicado numa revista britânica, estaremos a viver o período mais quente dos últimos 2000 anos. Nos últimos 30 anos, a temperatura média na Europa subiu 1.3 graus. Esta realidade dever- se - a principalmente à acção humana.

Porém, os investigadores também chegaram a uma conclusão surpreendente. A natureza funciona por ciclos e, ao longo dos 2 últimos milénios, têm sido verificados ciclos mais quentes ou mais frios. E verifica - se uma variabilidade climática importante, o que levou esta investigação a considerar que a mesma tem sido subestimada.

E eu pergunto: não estaremos a sobrevalorizar a acção humana ( que é real, sem dúvida) , mas ao mesmo tempo, a subestimar fenómenos naturais como o El Nino ou la Nina?
 
Neve em Lisboa? Vagas de frio? O que aconteceu ao Aquecimento Global?

(Pedro Cotrim)

Quando ocorrem vagas de frio em Portugal surge a pergunta quase obrigatória: “Vai nevar em Lisboa?” Há seis anos os flocos de neve riscaram os céus da zona da Grande Lisboa, surpreendendo os seus habitantes pouco habituados a esta forma de precipitação. Apesar de a cidade estar relativamente quente e de não ter havido acumulação no solo, em algumas zonas dos arredores a tempestade foi suficiente para cobrir telhados, carros e algumas estradas.
Loures, Queluz, Odivelas, Alverca, Palmela e muitas outras zonas dos arredores ficaram pintadas de branco, para espanto e gáudio dos moradores. Monsanto, o “pulmão” da Lisboa, bem no centro da cidade, chegou a parecer o cenário de um postal de Natal. Foi uma altura em que se perguntou, com alguma insistência, por onde andaria o aquecimento global. O insuspeito Anthímio de Azevedo fez algumas declarações sobre o fenómeno, e atestou que, apesar de tudo, não era um fenómeno assim tão contra-natura. Um anticiclone polar móvel tinha-se desviado um pouco do seu percurso habitual e ‘brindou’ cerca de 3 milhões de portugueses com um Domingo diferente.
Curiosamente, a zona norte do país, bem mais habituada aos cenários de invernia, foi poupada ao nevão. A meio da tarde estavam zero graus em Lisboa, em grande contraste com os oito positivos que se faziam sentir na cidade do Porto e abaixo dos três positivos de Bragança e Guarda, dois dos ‘pólos do frio’ do nosso país; são cidades chegam a registar mais de 20 dias de neve por ano.

(continua aqui)
 
(...)abaixo dos três positivos de Bragança e Guarda, dois dos ‘pólos do frio’ do nosso país; são cidades chegam a registar mais de 20 dias de neve por ano.

Mais 20 dias de neve por ano?? :confused: Só se fosse noutras décadas, por que nos últimos anos se tiver havido 5 a 10 dias de neve por ano já era muito bom, e falo na Guarda, que passa dos 1000m, porque em Bragança nem pensar, nem perto.

Edit 23:54:
Estive a ler com atenção todo o texto, estão escrtitas coisas que não refletem a realidade portuguesa, nem são verdade.
Mesmo em Bragança, a mínima ‘oficial’ de -12ºC já foi eclipsada por uma medição de -17,5ºC em pleno centro da cidade numa estação que respeita as condições padrão de recolha de dados.
:confused:??
 
Última edição:
Mais 20 dias de neve por ano?? :confused: Só se fosse noutras décadas, por que nos últimos anos se tiver havido 5 a 10 dias de neve por ano já era muito bom, e falo na Guarda, que passa dos 1000m, porque em Bragança nem pensar, nem perto.
Edit 23:54: Estive a ler com atenção todo o texto, estão escrtitas coisas que não refletem a realidade portuguesa, nem são verdade.
:confused:??

Temperaturas médias em Bragança:

http://www.meteopt.com/forum/topico/temperaturas-medias-em-braganca.1192/page-2