Re: Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012
E agora por curiosidade encontrei este aqui para juntar aos tantos outros que pelos Açores passaram desde que há registos escritos:
A 4 de Outubro de 1946, um ciclone de extraordinária violência assola os Açores. Embora não tivessem sido contabilizados desastres pessoais, os prejuízos materiais foram enormes: inúmeras casas ficaram danificadas em diversos pontos do arquipélago, o grande hangar do Aeroporto de Santa Maria foi completamente destruído, afundaram-se 20 batelões e lanchas de pesca, encalhou um iate e ficaram destroçadas dezenas de outras embarcações.
http://www.leme.pt/historia/efemerides/1004/
(Fonte 1: Diário Popular n.º 1445, de 04-10-1946, pp. 1 e 12)
(Fonte 2: Diário Popular n.º 1446, de 06-10-1946, pp. 1 e 3)
Epa, isso é o meu furacão de estimação pois ajudei a "descobri-lo"
Tanto que eu procurei por mais informação e não encontrei quase nada de dados meteorológicos, e desconhecia essas fotos.
Eu explico, em 2009, quando estava a pesquisar coisas em sites de arquivos de notícias internacionais precisamente para este tópico do fórum encontrei uma pequena notícia de uma grande tempestade nos Açores nessa data, foi aqui que referi o assunto pela primeira vez:
http://www.meteopt.com/forum/evento...-de-eventos-historicos-1560-4.html#post133855
Como ocorreu em Outubro fui ver as bases de dados de ciclones tropicais de 1946, mas não constava nada tropical que tivesse passado pelos Açores. Tal como (ainda) não consta oficialmente:
Entrei em contacto com
Atlantic Hurricane Database Re-analysis Project a perguntar-lhes se sabiam alguma coisa deste evento, pois naquela altura do ano com tantos estragos podia ter sido um ciclone tropical desconhecido até aqui.
Por feliz coincidência eles, dois dos principais investigadores desta área, estavam precisamente a trabalhar na reanálise dos anos 1944–53 e ficaram logo muito interessados. Até me referiram que estavam a estudar um novo (não registado) ciclone tropical que também passou pelos Açores e chegou mesmo ao continente em Outubro de 1944 mas desconheciam essa tempestade de 1946. Pediram-me a ver se conseguia arranjar mais dados, quer desta de 1946 quer de 1944.
Contactei o IM, falei com algumas pessoas dos Açores, mandei emails para uns jornais, etc, mas nunca arranjei nada de especial ou sequer respondiam, arranjei apenas umas notícias do Diário de Lisboa dando conta de notícias que chegavam ao continente de que tinha ocorrido uma catástrofe nos Açores e que um emissário do governo, por acaso o conhecido Humberto Delgado, foi enviado para se inteirar da situação. Nos dias seguintes outras notícias não confirmaram os rumores de que tinha morrido muita gente, mas que houve ainda estragos significativos. Como era no tempo da ditadura, também não sei se a dimensão dos estragos e vítimas não possa ter sido algo abafada. Presumo que eles depois tenham arranjado mais dados por outras vias.
Essa tempestade faz parte então de vários estudos de reanálise publicados nos últimos 2 anos:
http://www.aoml.noaa.gov/hrd/Landsea/1944-1953_Published_Paper.pdf
http://www.aoml.noaa.gov/hrd/hurdat/Supplemental_Material.pdf
e em breve depois de algumas revisões, deve ser inserida na climatologia oficial HURDAT, ficando o ano de 1946 já a incluir esse ciclone:
O de 1944 se a reanálise for aceite/validada (não sei bem como se processa isso), o mapa de trajectos passará a ser o da direita, passando então a ser este o único ciclone tropical nos registos que atingiu Portugal continental ainda como Tempestade Tropical (11–17 Outubro 1944). Embora ache este bastante estranho pois a única notícia que encontrei foi de um temporal de mar em Setúbal, nada mais.