Arquivo de eventos históricos

Por exemplo esta notícia, curta mas dramática, de uma trovoada no centro do país a 21 de Agosto de 1926, foi tão devastadora que muita gente teve que emigrar devido a terem perdido os seus bens. Na carta faltará talvez uma depressão térmica na Península.

21 de Agosto de 1926

64433081.jpg

82367635.jpg

Vendo o geopotencial, nesse dia é quase impossível ter trovoada, provavelmente, como há 100 anos as notícias não corriam muito depressa, pode ter acontecido a 16 de Agosto:

archives1926816120.png

archives1926821120.png

Re: Arquivo de ocorrências históricas

Horta, 15 fev (Lusa) – O maior temporal de que há memória nos Açores ocorreu a 15 de fevereiro de 1986, faz hoje 25 anos, com rajadas de vento na ordem dos 250 quilómetros por hora e ondas entre os 15 e os 20 metros.

A data foi agora assinalada, simbolicamente, por José Henrique Azevedo, proprietário do famoso café Peter, na cidade da Horta, que decidiu expor no exterior do seu estabelecimento, fotografias, recortes de imprensa e registos meteorológicos daquele que terá sido “o maior temporal do século XX”.

“Foi o maior temporal de que há memória nos Açores”, recorda, convicto, o empresário faialense, lembrando que “o dia até não começou mal”, mas que as condições climatéricas foram agravando-se ao longo do dia, e “entre o meio-dia e as quatro da tarde, o vento atingiu os 250 km’s por hora”.

Segundo explicou, o registo da rajada máxima não foi fácil de confirmar, porque, na altura, os aparelhos do Observatório Meteorológico Príncipe Alberto de Mónaco, no Faial, não conseguiam registar ventos superiores a 150 quilómetros por hora.

José Henrique recorda que o temporal “surgiu sem aviso” meteorológico, o que não permitiu à população precaver-se devidamente, o que justifica que a tempestade tenha provocado um rasto de destruição em moradias e portos, embora não tenha causado vítimas mortais.

Apesar das más condições climatéricas, o empresário, na altura com 26 anos, saiu à rua com dois amigos para tentar registar, para a posteridade, algumas imagens do temporal.

A “aventura” acabou por valer a pena, uma vez que José Henrique fotografou aquela que considera ter sido a fotografia da sua vida: a imagem de Neptuno, o deus do mar, refletida na espuma de uma onda que embateu no Monte da Guia, no lado sul da cidade da Horta.

“Realmente é uma figura perfeita, com a cara de um homem, como nariz, boca, olhos, sobrancelhas, cabelo, que eu chamei de Neptuno da Horta”, lembra, com orgulho, José Henrique, acrescentando que aquela é “provavelmente, a fotografia portuguesa mais conhecida em todo o mundo”.

neptunoe.jpg

http://fotoportal.forumais.com/t1843-acores-maior-temporal-do-seculo-xx-aconteceu-ha-25-anos

Lembro-me bem deste temporal causado por uma depressão em rápido cavamento, esta depressão cavou muito na zona dos Açores, e dirigiu-se posteriormente para o Continente...na altura andava na escola , foi uma segunda feira de manhã cedo, e recordo-me de as aulas terem sido interrompidas tal a força do temporal e das rajadas que superaram certamente os 120 Km/h, no recreio caiam pedaços de telhas, caleiras, grandes chapas de edifícios vizinhos voavam, e duas árvores de grande porte caíram no pátio da escola atingindo um carro de um professor que estava estacionado ... chuva torrencial ,um caos...

archives198621500.png

archives-1986-2-15-12-0.png

archives198621600.png

archives1986216120.png

archives198621700.png

archives1986217120.png

• Gosto
Reactions: Gerofil

Para neve a cotas baixas os períodos 1880-1920 e 1940-1960 são pródigos em acontecimentos. Aqui vão mais alguns:

25 Fevereiro 1944, não descartaria que pudesse ter nevado em Lisboa:

archives194422500.png

archives194422501.png

29 Janeiro 1947, esta é um achado, e imaginem como es estaria bem nas ilhas britânicas:

archives1947129120.png

archives1947129121.png

Dia de Natal de 1944, há registo de neve em Lisboa:

archives1944122500.png

archives1944122501.png

archives19441225120.png

archives19441225121.png

O dia 11 de Dezembro de 1978 também fica na História, fortes rajadas de vento de 120 Km/h assolaram o País em especial no Norte...penso que foi nesta data que o mar invadiu a marginal e chegou até ao restaurante O Garrafão em Leça da Palmeira...

rrea00119781211.gif

em Pedras Rubras registo de 120.2 Km/h no dia 11

pedrasrubras1.jpg

pedrasrubras2.jpg

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/12-1978/85450.htm

de resto esse mês de Dezembro 1978 foi bem tempestuoso, Pedras Rubras acabou com 558.8 mm de chuva em 31 dias..

Para neve a cotas baixas os períodos 1880-1920 e 1940-1960 são pródigos em acontecimentos. Aqui vão mais alguns:

25 Fevereiro 1944, não descartaria que pudesse ter nevado em Lisboa:

archives194422500.png

Século Ilustrado de 4 de Março de 1944: Caiu neve em Lisboa

Artigo que revela ter caído neve na região de Lisboa pela terceira vez nos últimos 20 anos, deixando as árvores e as relvas vestidas de branco. O artigo lamenta que não tenha sido uma neve serena, pois foi sacudida pelo vento.

Fonte: ecoline

QUEM SE LEMBRA

Trovoada Intensa

Gostaria de obter dados e testemunhos duma trovoada intensa que se abateu no litoral norte pelo mês de Agosto de 1987. Não tenho a certeza, mas penso que aconteceu por volta do dia 15 ou 16. Nesse dia, por volta das 17/18 horas, mais ou menos; aqui na cidade do Porto, ainda com luz do dia, já se ouvia ao longe vindo de sul, um ribombar sem pausas. Isso fez-me suspeitar que algo grande vinha aí. O processo demorou horas, pois já deveria ser perto das 23h quando tudo terminou.
Como tipicamente às trovoadas de convecção de verão, esta seguiu o "trilho normal": de sul/sudeste para norte/noroeste, atravessando desta forma, a cidade do Porto, local onde eu a observei.
Na altura, já com 19 anos, lembro-me de nunca ter assistido a uma trovoada tão magnífica até então. Pela primeira vez, e única até agora, senti o cheiro do ozono que as trovoadas mais intensas provocam. Recordo-me que, ao contrário do habitual, eram vários os núcleos (pelo menos 3) no céu pelo que enquanto se ouvia o ribombar de um trovão a desvanecer-se, já se ouvia outro a rebentar e, ao mesmo tempo, outros raios já a rasgar o céu. Aliás, o espectáculo deu-se porque, como não se tinha que esperar que um trovão terminasse para começar outro, o céu permaneceu por horas como se fosse um fogo de artifício interminável, com dezenas de raios a cruzar o céu em várias direcções simultaneamente.
De referir que, de onde assisti (Amial), tinha uma visão privilegiada sobre uma área do norte da cidade e pude constatar o constante ir e vir de luz que mais parecia o jogo do gato e do rato entre a trovoada e a, então, EDP. Isto porque enquanto se tentava restabelecer a luz durante a trovoada, esta era reposta numa área, ao mesmo tempo que se ia abaixo na área ao lado que, pouco tempo antes, tinha sido por sua vez reposta... e assim sucessivamente até ao fim. Por sua vez, a precipitação não foi nada de especial.
Um facto muito importante nessa noite: Durante à trovoada, num parque de campismo da área de Vila do Conde (Àrvore...penso eu) os campistas começaram a fugir do parque com medo, tendo vindo o parque a ser evacuado ainda nessa noite.

QUEM SE LEMBRA?

Talvez na noite/madrugada de 15 para 16 Agosto, uma cutoff de Verão, embora pareça que tenha deixado o grosso da festa a norte da região do Porto, Trás os Montes e Minho, algumas semelhanças com um evento que ocorreu aqui há uns tempos.

GkQ7m.gif

TDe1z.gif

nW6Tc.jpg

atv46.jpg

Sim, é provável que tenha sido essa. Aliás, confirma-se o grosso da festa ter sido a Norte do Porto devido à referência ao parque da Campismo de Vila dp Conde que fica a 25 km a norte do Porto.

4/5 OUTUBRO 1984

Depressão extratopical, resultante do furacão Hortence

http://www.esrl.noaa.gov/psd/cgi-bi...&level1=1000mb&level2=10mb&Submit=Create+Plot

O "Hortence", moveu-se rapidamente através do Atlântico norte, sendo absorvido por uma ampla depressão extratropical no fim do dia 2 de Outubro a noroeste dos Açores. Atingiu Portugal na noite de 4 para 5 de outubro.

A Galiza foi severamente afectada, de tal forma que ainda hoje a maior parte dos galegos recordam imediatamente o nome "Hortence", tendo ficado o temporal mais marcante na memória dos galegos até ao "Klaus" de 2009.

Nessa época, já assistia em casa à TVE, que após o telejornal da hora do almoço, conectavam-se por uma hora aos centros regionais. Vivendo no Porto, era o centro regional da Galiza que captávamos. Foi assim que soube que algo se aproximava e que iria afectar o norte de Portugal também. Começaram logo com o alarme do "ciclone" que se aproximava da Galiza. Lembro-me de avisarem os galegos para evitarem sair de casa e que se fossem apanhados no meio, procurassem abrigo.
Como era mudança de estação, saí nesse dia, após o almoço, para comprar roupa de inverno com a minha mãe. O céu já se apresentava todo coberto com um manto cinzento. Foi só à hora do jantar que os seus efeitos começaram-se a notar.

Pena não ter encontrado referências na net, repeitantes aos seus efeito em Portugal , nomeadamente no Norte. Mas encontrei referências à sua passagem na Galiza.

Notícia do "El Pais" do dia 5 de outubro de 1984, dando conta dos efeitos na Galiza da passagem do "Hortence":
http://www.elpais.com/articulo/espa...este/Azores/elpepiesp/19841005elpepinac_2/Tes

Notícia do jornal "La Voz de Galicia" de 2 de outubro de 2004, recordando os 20 anos do Hortencia:
http://www.lavozdegalicia.es/hemeroteca/2004/10/02/3076699.shtml

Comparação entre o Hortencia e temporais mais recentes que fustigaram a Galiza:
http://www.cambio-climatico.com/«klaus»-pulverizo-las-marcas-historicas-de-temporales-en-galicia

De repente deixei de encontrar o Fórum sobre "Tempestades históricas em Portugal". Aquele em que se fazia referência ao ciclone de 1941. Por acaso foi retirado? Se não foi, como é que eu procuro em todo o site e já não o encontro desde ontem?
Encontro o "Eventos históricos em Portugal" mas não é o mesmo.

Obrigado, desde já por me esclarecerem.

De repente deixei de encontrar o Fórum sobre "Tempestades históricas em Portugal". Aquele em que se fazia referência ao ciclone de 1941. Por acaso foi retirado? Se não foi, como é que eu procuro em todo o site e já não o encontro desde ontem?
Encontro o "Eventos históricos em Portugal" mas não é o mesmo.
Obrigado, desde já por me esclarecerem.

Estás nos Aliados a perguntar onde está o Porto :D
Dois tópicos foram fundidos neste único, "Tempestades históricas em Portugal" com "Arquivo de ocorrências históricas", não fazia sentido haver 2 diferentes pois até já estava a ocorrer alguma duplicação de coisas. Esqueci-me de avisar.

Ciclone de 1941 também tem um tópico dedicado com imensa informação, nestes casos em que existe um tópico dedicado deve ser usado esse e não este genérico:
-> Severa tempestade de 15 Fevereiro 1941 em Portugal