Estava a ver as reanálises e não encontro nenhuma carta que me pareça digna de neve a cota 0 nos meses de Inverno de 1966.
Todavia, em Novembro desse ano, e apesar de ser extremamente cedo na temporada, o padrão estava óptimo, com sucessivos mergulhos polares, portanto pode ter sido aí.
- 2 a 4 Novembro, parece-me pelas cartas que não haveria frio suficiente (embora isso numa reanálise valer o que vale...)
- 6 a 8 Novembro, o mesmo que no caso anterior
- entre 18 e 25 de Novembro sim, havia bastante frio instalado, e apesar de na resolução da reanálise não ser bem visível, parecem haver ali algumas cut-offs coincidentes com esse frio instalado (além da depressão maior no Mediterrâneo). É possível que seja algures nesse período.
Estou a recorrer às reanálises 20thCR, disponíveis no nosso portal:
https://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/europa
Vendo as cartas no NCEP, a minha melhor aposta, caso fosse em Novembro, era nos dias
22-23 Novembro 1966.
Há frio instalado de vários dias atrás, e há ali nas isobaras claramente uma pequena cut-off a atravessar o país (ao estilo de 2006). Pode ter sido esse o evento que relatas dessa foto. Atenção que nas reanálises fica tudo muito suavizado, tanto o campo de pressão, como o das temperaturas. Certamente os valores da temperatura aos 850hPa nesse pequeno núcleo seriam bem mais baixos que os que aparecem na carta que mostro.
E mais uma vez, se virem a sequência de vários dias, o padrão que falava há pouco, a dorsal "chata" bem perto de nós, mas a "esticar" na direção certa uns dias antes...
Melhor exemplo disso é ver cartas de reanálise do dia 28 janeiro de 2007, se não soubéssemos que realmente nevou na zona de Lisboa, diríamos que era impossível pelas cartas. O que claro, deixa sempre margem para outras cartas de outros meses, que eu agora à partida "rejeitei"...
PS: Já agora se virem o mês de Dezembro de 1966, parece o que estamos a passar agora, com bloqueio persistente e chato ali a NW da península.