lserpa
Cumulonimbus
Aqui o colega @Snifa aborda o temporal de 1986
https://www.meteopt.com/forum/topico/arquivo-de-eventos-historicos.1560/page-8
https://www.meteopt.com/forum/topico/arquivo-de-eventos-historicos.1560/page-8
Infelizmente as fotos postadas já não estão disponíveis, é pena... e o link já não está funcional... muita da informação que anteriormente estaria disponível online está a ser perdida.Aqui o colega @Snifa aborda o tempinformaçãooral de 1986
https://www.meteopt.com/forum/topico/arquivo-de-eventos-historicos.1560/page-8
Infelizmente as fotos postadas já não estão disponíveis, é pena... e o link já não está funcional... muita da informação que anteriormente estaria disponível online está a ser perdida.
Realmente tenho ideia de há uma dezena de anos pesquisar por esta tempestade e de encontrar mais informação.
Ei, andem mais devagar neste tema para dar tempo às pessoas de estudar cada tempestade
Sobre a tempestade Tanya de 1995 que falaram na página anterior eu nunca tinha ouvido falar nela e no fim de semana tive finalmente algum tempo de analisar, e ... wooww, que grande case study.
Quem sabe metorologia e sabe interpretar imagens de satélite percebe perfeitamente o que se passou nessa noite de 1 de Novembro 1995 no grupo central só de olhar para esta sequência de imagens, vapor de água à esquerda, infravermelho à direita
Totalmente em transição, pouco de tropical, nesses dias havia uma ciculação pertubada habitual nessa altura do ano com uma vasta área de baixas pressões a nordeste dos Açores/noroeste do continente e se reparar na imagem que coloquei, a partir das 09:00 de dia 1 Novembro consegue ver um jetstreak a avançar a oeste da Tanya, e essa pertubação chega mesmo à supeficie nas horas seguintes, dá até para ver nas imagens se reparar bem, até que finalmente a Tanya se torna o centro de tudo, que coincidiu precisamente com as horas em que passava pelo grupo central.
Em tempos mais recentes, o furacão Emmy, em 1976, deixou uma marca trágica. Na noite de 3 de Setembro atingiu em cheio o grupo central dos Açores. Apesar de ter causado estragos menores, um avião venezuelano que se dirigia à Europa caiu no meio da tempestade, quando tentava pousar na base aérea das Lajes. Morreram 68 pessoas.
MIAMI, Sept. 3 (AP)—Emmy, weakening but still maintaining its hurricane status, struck the Azore Islands today. Dr. Neil Frank, director of the National Hurricane Center said that the storm's highest sustained winds were estimated near 75 miles an hour.