Paulo H
Cumulonimbus
A toponímia das localidades, ou o estudo dos nomes das localidades, sua origem e evolução, dá-nos bons indícios da distribuição de algumas árvores em Portugal. Eu diria que quando do nome de uma árvore ou floresta, resulta o nome de uma localidade, é porque tem relevância face às restantes árvores. Como podemos observar, o freixo deu nome a várias localidades, embora todas elas a norte do Tejo, em especial na Beira Alta e Trás-os-montes.
Freixeda (Mirandela)
Freixeda do Torrão (Figueira de Castelo Rodrigo)
Freixedas (Pinhel)
Freixial do Campo (Castelo Branco)
Freixianda (Ourém)
Freixieiro de Soutelo (Viana Castelo)
Freixiel (Vila Flor)
Freixinho (Sernancelhe)
Freixiosa (Mangualde)
Freixo (Almeida)
Freixo (Marco de Canaveses)
Freixo (Ponte de Lima)
Freixo da Serra (Gouveia)
Freixo de Baixo (Amarante)
Freixo de Cima (Amarante)
Freixo de Espada à Cinta
Freixo de Numão (Vila Nova Foz Coa)
Eu procurei nesta página:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Projectos/Países/Portugal/Localidades/lista
Mas além de localidades, há lugares povoados (aldeias), que não constam na listagem.
Podemos fazer o mesmo exercício para outras árvores, exemplo: peral, figueira/figueiró, castanheira / souto, Macieira, Teixo, Sobreira / Sobral, Azinheira/Azinhal, Carvalhal / Alvarinho, Abrunheira, Amoreira, Pinheiro, Nogueira,..
Freixeda (Mirandela)
Freixeda do Torrão (Figueira de Castelo Rodrigo)
Freixedas (Pinhel)
Freixial do Campo (Castelo Branco)
Freixianda (Ourém)
Freixieiro de Soutelo (Viana Castelo)
Freixiel (Vila Flor)
Freixinho (Sernancelhe)
Freixiosa (Mangualde)
Freixo (Almeida)
Freixo (Marco de Canaveses)
Freixo (Ponte de Lima)
Freixo da Serra (Gouveia)
Freixo de Baixo (Amarante)
Freixo de Cima (Amarante)
Freixo de Espada à Cinta
Freixo de Numão (Vila Nova Foz Coa)
Eu procurei nesta página:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Projectos/Países/Portugal/Localidades/lista
Mas além de localidades, há lugares povoados (aldeias), que não constam na listagem.
Podemos fazer o mesmo exercício para outras árvores, exemplo: peral, figueira/figueiró, castanheira / souto, Macieira, Teixo, Sobreira / Sobral, Azinheira/Azinhal, Carvalhal / Alvarinho, Abrunheira, Amoreira, Pinheiro, Nogueira,..
Última edição: