Pedro1993
Super Célula
Outra espécie com elevadíssimo valor económico que não é explorado em Portugal: a murta ( Myrtus communis) . As suas bagas são riquíssimas em antioxidantes.
Na serra do Caldeirão a murta já foi abundante. No entanto, por causa dos incêndios, tornou-se espécie rara. Conheço apenas meia dúzia de arbustos a frutificar, na fronteira entre os concelhos de Tavira e de Castro Marim.
A murta é uma das espécies que eu gosto muito, há 2 anos, plantei umas 30 unidades, para fazer uma sebe, e tem crescido bem, pois ainda para mais nem precisam de água, são lindas praticamente todo o ano, mas mais ainda quando estão em floração e depois na frutificação, aqui as murtas apenas se observam em algumas bermas de estradas rurais, por vezes com cerca de 5 a 10 metros de extensão. Tinha aqui um bosque lindo de carvalho-cerquinho com mais de 100 anos, numa zona de vale, que eram lindo de ver quando mudavam de cor, na sua folhagem, foi até vir um incendio, fez agora 1 ano, no verão passado, e está tudo queimado, que até mete pena, muitos deles estão agora a rebentar a partir da raiz, mas são preciso agora décadas para toda a zona recuperar novamente.