O regabofe do desordenamento começou com Marcelo Caetano e nunca mais parou.
Então como é que isto explica o facto de nos tempos em que Salazar governava terem crescido inúmeros bairros de barracas à volta de Lisboa e do Porto? Como é que isto explica, por exemplo, o crescimento ilegal de casas e comércio à volta das estradas nacionais? O facto de terem construído um ou dois bairros de raiz não justifica propriamente que existia ordenamento do território...
A Charneca da Caparica não tinha absolutamente nada até 1950. A terra onde vivo hoje era, até à década de 40 do século passado, região de antigos reguengos (quintas reais), que entretanto, com o fim da monarquia, foram vendidas.
Entretanto, em 1951, é construída uma estrada de raiz entre o Monte da Caparica e a base militar da NATO na Fonte da Telha. Esta nova estrada entroncava com uma outra que fazia ligação à Descida da Raposa (atual Fonte da Telha) e que ia até aos Foros da Amora. Já na altura haviam barracas de pescadores na praia, embora não com o número que tem desde os anos 70.
Pouco tempo depois começaram a surgir casas em redor da estrada que entretanto foi batizada com o nome de N377. E não, não foi no tempo de Marcello Caetano.
E há muitos casos destes espalhados pelo país inteiro. O meu avô, que entretanto já morreu há uns anos, também me falava das suas viagens de trabalho, e, curiosamente, a famosa N1 já nos anos 50-60 estava pejada de restaurantes e comércio ilegal! Alguns dos restaurantes ainda hoje estão por lá!!! E não era só na N1, era em todas as estradas com algum trânsito na altura, como é o caso da N10 ou da N14.
Outro exemplo de mau urbanismo durante o governo de Salazar é o parque industrial de Corroios. A parte mais antiga foi inaugurada em 1967, um ano depois da ponte, e nas ruas do parque um camião mal consegue passar! Já na outra parte mais recente, inaugurada em 2003, as ruas são largas e os passeios também. Noutro parque industrial, neste caso em Palmela, as ruas também são largas, e o parque foi inaugurado em 1987!
Ou seja, isso de Salazar ter feito um ótimo urbanismo é treta...